top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Cursos de graduação que quero fazer (além do atual)

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Como eu já comentei em um post anterior aqui no blog, no momento estou cursando meu último ano da faculdade de Letras com habilitação em Português e Italiano na USP. É um curso em que a gente estuda, principalmente, a língua e a literatura do país, e acabamos vendo um pouco de outros campos culturais do povo também.

O foco desse post, entretanto, está no que quero fazer após o término da minha graduação atual. Depois que eu terminá-la tenho duas opções principais, no que diz respeito à vida acadêmica: ou tentar entrar para o mestrado em alguma área do italiano ou fazer o vestibular novamente para começar outro curso de graduação. E hoje eu quero falar exatamente dessas outras faculdades que eu tenho vontade de cursar.

Não sei direito quando surgiu a vontade de cursar História da Arte, mas ela com certeza aumentou ao longo dos últimos anos. Acho que não tem como estudar italiano (e sobre a Itália em geral) sem se interessar ao menos minimamente pela área. Aliás, esse ponto é algo de que sinto falta no curso de italiano na Letras. A península traz milênios de história e de arte para encantar qualquer um, mas nós não estudamos muito especificamente sobre a cultura do país durante os quatro anos da habilitação.

Minha vontade de me aprofundar na área é tão grande que iniciei um curso on line de História da Arte oferecido pela Unesp - ainda não completei, mas pretendo. Além dele, cursei um semestre de um curso homônimo na ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP). O foco era arte da Renascença, o que tem tudo a ver com minha faculdade atual, já que a arte produzida nos reinos italianos (a Itália ainda não era unificada) tiveram um papel enorme nesse período.

Pesquisei o ranking brasileiro das faculdades que oferecem o curso e entre as públicas se destacam a UFRGS, em Porto Alegre, a UERJ, no Rio de Janeiro, e a Unifesp, em Guarulhos. E tem uma particular que sempre aparece nas primeiras colocações, a PUC, em São Paulo. Para quem se interessa pela área, mas não quer fazer uma faculdade inteira focada nisso, existem cursos oferecidos por museus e faculdades (que são pagos, até onde eu sei).

Outro curso que tenho muita vontade de fazer é o de Letras com habilitação em Coreano, na própria USP. Desde que comecei a assistir aos dramas produzidos no país, lá em 2014, meu interesse pela península só fez aumentar. Fiz dois semestres de cultura coreana como matéria optativa na faculdade uns dois anos atrás e amei, consegui aprender bastante sobre a história milenar do povo coreano. Só não conseguimos chegar no ponto da guerra e da separação das duas Coreias em meados do século XX, que persiste até hoje, mas ainda pretendo ler sobre para poder entender melhor.

Essa é a opção de faculdade que me parece mais palpável no momento e acho que ela seria a primeira entre essas três do post que eu gostaria de cursar. Eu já pensei em fazer um curso fora da USP para aprender a língua, mas para mim é importante estudar a literatura também, algo bem mais acessível quando se está na universidade. Ah, e caso alguém fique curioso a respeito: para entrar no coreano é necessário fazer o vestibular, mesmo já sendo aluno da Letras, já que o curso não oferece reingresso (a dinâmica de ano básico comum para todos os estudantes e ranqueamento para escolha das habilitações não permite).

Sempre me interessei por História, tanto que era uma das opções de faculdade que eu considerava no ensino médio antes de me decidir por Letras. Durante a minha graduação eu fiz um semestre de História Antiga, cujo foco era Roma, e deu para ver que a faculdade é bastante pesada e exige uma grande quantidade de leitura - eram textos enormes necessários para cada aula. A minha vontade de fazer o curso ainda persiste, então creio que em algum momento da vida eu vou de fato tentar ingressar nessa faculdade específica.

Existem várias universidades públicas que oferecem o curso e se classificam como cinco estrelas: a UFMG em Belo Horizonte, a UFPA em Belém, a Unicamp em Campinas, a USP em São Paulo etc. Para mim seria mais viável a USP, tanto por localização quanto por já estar acostumada a como funcionam as coisas por lá.

Fazia um tempinho que eu planejava escrever esse post e estou feliz por finalmente ter feito isso. Queria deixar registrado aqui como estão meus pensamentos em relação ao futuro da minha vida acadêmica nesse momento, para daqui alguns anos voltar nesse post e ver como as coisas se desenrolaram, e queria compartilhar esses pensamentos com vocês também :)

Que cursos, de graduação ou não, vocês tem vontade de fazer? Tem a ver com as áreas que mencionei na postagem ou com outro campo? Me contem nos comentários!

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page