top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Minha rotina matinal - calmaria e intenção



Como o título desse post já anuncia, nas minhas manhãs prezo principalmente por calma e por ditar o tom do dia (intenção). Amo acordar num horário em que os vizinhos ainda estão em silêncio e fazer minha rotina com o mínimo de intervenções externas possível. Esse é o momento para me conectar comigo mesma, de autocuidado e de me preparar a fim de estar bem para cumprir as tarefas do dia.


Nem sempre a rotina acontece como eu gostaria. Tem dias que o barulho dos outros apartamentos está alto, ou eu estou mais cansada que o normal, ou desliguei o despertador e voltei a dormir e fiquei com o tempo apertado (quem nunca?)... Enfim, o que compartilho nesse post é minha rotina ideal, da forma como eu tento fazer com que ela seja todo dia, mas acasos acontecem - e ajustes são bem-vindos.


Ao longo da quarentena precisei fazer várias mudanças na minha rotina. Em alguns momentos era preciso torna-la mais flexível, em outros mais rígida; às vezes precisava trocar alguns afazeres de ordem, excluir outros... É sempre bom lembrar que precisamos ouvir a nós mesmos, tentar coisas diferentes e entender o que funciona pra gente - e compreender que nem sempre o que deu certo esse mês vai continuar funcionando no próximo, ainda mais nesse período tão característico que estamos vivendo, mas o importante é continuar tentando construir uma rotina que seja, de certa forma, a resposta para nossas necessidades.



Na noite, anterior: até mais ver, mundo online

Quase sempre precisava me controlar para não ver as notificações que haviam chegado no celular durante a noite e daí acabar perdida na espiral das redes sociais. Parece que fazer isso logo de manhã drena toda a energia que temos ao levantar, então resolvi o problema desligando o wifi do celular de noite, assim fico off line das horas antes de ir dormir até finalizar a rotina matinal, e dessa forma consigo focar minha energia em pontos mais importantes para mim nesses primeiros momentos do dia.


Yoga, skincare e meditação

A primeira atividade da minha rotina é fazer yoga. Não canso de repetir como a prática pode ajudar tanto o corpo quanto a mente a se alongar, testar novos horizontes, ser mais flexível e centrado(a) ao mesmo tempo. Mas se você prefere outro exercício, tudo ótimo também.


Depois do banho, vem o skincare. É incrível como o ato de cuidar da nossa pele pode ser tão íntimo e gratificante. Recentemente consegui deixar essa parte da rotina completamente natural e cruelty free (ainda não é cem por cento vegana), e essa é uma conquista que me deixa bem feliz.


Por último nessa primeira fase faço alguns minutinhos de meditação. Esse tempo prestando atenção ao ar entrando e saindo do nariz, do pulmão ajuda demais a diminuir um pouco o ritmo frenético praticamente constante da minha mente. Para quem não tem o costume de meditar, vale a pena fazer sessões guiadas no YouTube ou em aplicativos - eu uso o Insight timer (mas acho que as guiadas precisam da internet hehe).



Água e journaling

Desde que acordo, começo a tomar goles de água aqui e acolá, mas é depois da meditação que realmente me dedico a ingerir o meio litro que costumo beber antes do café da manhã. Água é necessária não apenas para o bom funcionamento interno do nosso corpo, mas também é essencial para o bem-estar da nossa pele.


Além disso, em alguns dias pego meu caderninho na mesa de cabeceira e escrevo o que vier na mente. Essa costumava ser uma prática diária, mas fazer só de vez em quando tem funcionado melhor para mim. Através do journaling parecemos conseguir tirar um pesos das costas, a mente passa a observar os sentimentos e pensamentos com mais clareza. Como a gente tira esse momento para refletir conosco mesmos (e com nosso caderninho hehe), não raro conseguimos observar nossos problemas (ou qualquer situação) sob novas perspectivas e buscar outras soluções, que não nos pareciam possíveis antes.



Um café da manhã aconchegante

Minha primeira refeição do dia costuma ser composta de uma cumbuca de frutas, uma massa integral (pão, bolo, panqueca...) e uma bebida quentinha, tudo bem aconchegante. As vezes também coloco alguma playlist querida para tocar enquanto preparo o café, para ajudar a criar a atmosfera que quero para o dia, mas na maioria das vezes prefiro ficar em silêncio, só eu comigo mesma (é ainda melhor quando consigo tomar café cedo e ainda não tem muito ruído no condomínio).


Esse é o momento em que mais me dedico a dar o tom do dia, mas isso não significa que para todo mundo também ocorra na hora do café - tem gente que nem café da manhã toma, por exemplo. Vai de cada um escolher o melhor momento para pensar um pouquinho mais ativamente na intenção para o dia.



Uns minutinhos de leitura

Essa é a parte mais difícil para mim, a que mais constantemente acaba sendo deixada de lado. Quando me demoro nos pontos anteriores da rotina e já estou perto do horário em que preciso começar a trabalhar ou estudar vira e mexe acabo deixando de ter esses minutinhos de leitura matinais. Mas sigo tentando mudar isso, tomando o cuidado de não me demorar muito nas outras atividades para não ter que deixar de ler de manhã - tenho tido mais sucesso depois que comecei a desligar o wifi do celular à noite.


Ler é um hábito bastante importante para mim, então prezo por conseguir ter momentos de leitura alternados durante o dia. Mas para outras pessoas esse hábito pode ser o da escrita, da pintura... vai de cada um.



Espero que esse post os tenha inspirado a se escutar mais e a criar (ou continuar se dedicando a construir) uma rotina matinal que atenda às necessidades de vocês. O escrevi com a intenção de transmitir o aconchego e a calmaria que tento criar nas minhas manhãs, então espero que a leitura, além de motivadora, tenha também sido aconchegante <3


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page