top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Minhas metas para 2019 e como você pode planejar as suas

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Como fiz no ano passado, vim compartilhar minhas metas para 2019 com vocês. Mas dessa vez, além de mostrar o que planejei para os próximos doze meses, vou compartilhar por qual processo passei para montar cada um desses objetivos. Essa é a terceira postagem de uma (pequena) série de posts de planejamento para o ano novo que estou fazendo aqui para o blog. Nos dois primeiros fiz uma seleção de calendários e planners disponíveis online para impressão, com modelos mais simples e outros mais completos. E no próximo vou mostrar como ficou (ou está ficando) o meu bullet journal de 2019.

Para montar minhas metas participei da Reset Your Life Challange, do canal MuchelleB. Conheci esse espaço graças a um vídeo que a Muchelle fez em conjunto com a Aileen, do canal Lavendaire, que acompanho já há algum tempo. Ambas trazem ótimos conteúdos sobre crescimento pessoal, organização e um estilo de vida com propósito e intenção - se quiserem começar a acompanhar o trabalho delas, recomendo bastante.

Muchelle fez uma playlist no canal com os vídeos do desafio, que são oito. O primeiro é o de apresentação do projeto e à partir do segundo estão as tarefas que devemos completar a cada dia durante uma semana. É um processo de sete passos que nos ajuda a avaliar e terminar o ano que passou e a planejar e otimizar o ano que virá. Eu fiz um pequeno resumo de cada um desses passos para simplificar, mas recomendo que vocês assistam aos vídeos também, se quiserem/puderem. Eu completei apenas algumas partes do desafio, já que em algumas é necessário que eu esteja em casa para cumprí-las, então vou realizá-las apenas quando retornar para Sampa.

Reset Your Life Challange

1. Limpe seu espaço

Nesse passo nós fazemos dois tipos de limpeza, uma no sentido mais óbvio, de tirar a sujeira, e outra no sentido de fazer uma espécie de triagem pelo que você tem e escolher o que vai continuar com você e o que será doado/vendido/jogado no lixo. A limpeza pode ser feita na casa toda ou só em alguns espaços (ela fez no quarto e na cozinha). Se sua casa for meio grande, recomendo escolher só um ou dois cômodos, se não o processo que deveria te fazer sentir bem vai provavelmente apenas te deixar frustrado por não conseguir dar conta de tudo.

2. Tenha um dia para administrar sua vida

Esse é o momento para fazer todas as coisas que você vem procrastinando ao longo do ano (ou mais). Algumas tarefas não são possíveis de completar em apenas um dia, então deixe-as escritas em uma lista para irem sendo realizadas ao longo de 2019, mas as mais simples podem e devem ser feitas hoje. Sabe aquela consulta com o médico que você está adiando? Ou a revisão do carro? Ou aquele quadro que até hoje não foi pendurado na parede? Pois então, faça tudo isso nesse dia.

3. Planeje seu 2019

O primeiro passo aqui é pensar sobre 2018, as coisas boas e ruins, as lições aprendidas, as vitórias. Aí se começa a planejar 2019. Primeiro pense no que você gostou e desgostou em 2018 para saber o que você quer manter e o que você quer mudar para o próximo ano (dá para usar a agenda/planner ou mesmo o instagram para relembrar momentos). Depois desenhe uma linha do tempo para 2019, marcando coisas que você gostaria de fazer para trazer felicidade para a sua vida (um fim de semana fora, conhecer aquele lugar bacana, sair com uma amiga querida etc.). E também planeje como você irá usar o seu dinheiro: pense no que você quer comprar e no que pode economizar.

4. Faça suas metas

Nessa parte é necessário primeiro escolher uma palavra guia para o ano, pensando em como você quer se sentir em 2019. Vale a pena fazer um brainstorm até que a palavra certa seja encontrada ;) Depois é hora de escolher as palavras suporte, que te ajudarão a atingir seu grande objetivo (a palavra guia) - essas podem ser bem práticas. Após escolher as palavras, escreva sob uma perspectiva futura, pensando em como e onde você gostaria de estar daqui a um ano. Por fim, faça suas metas. Serão elas que te darão suporte na sua jornada até onde você quer chegar.

5. Estabeleça suas políticas pessoais

Pense sobre coisas ou pessoas que te deixaram ressentido em 2018 e faça uma lista do que você não quer permitir que aconteça em 2019. O ponto aqui é estabelecer limites e ter um motivo para cada um deles. Mucchelle dá um exemplo: ela não bebe mais que dois drinks em jantares de trabalho (não lembro o motivo, mas pode ser para poupar o dinheiro do uber ou apenas economizar para gastar em algum outro momento).

6. Crie um quadro de visualização (vision board)

Pense nas suas metas e em todo o processo por que você já passou nesse desafio e então pense no que você quer nesse quadro, o que vai te inspirar. Então escolha as fotos (pode ser no Pinterest, por exemplo), edite se quiser, imprima, escreva pequenas legendas para cada uma e comece a montar o quadro. Ele pode ficar na parede, na porta, no bullet, enfim, onde você quiser. O bacana é que você possa sempre vê-lo, se lembrar dos seus objetivos e se inspirar a cumprí-los.

7. Modele seu espaço

A ideia aqui é tornar seus objetivos mais fáceis ou acessíveis. Se você quer ler mais, deixe alguns livros no criado mudo ou em algum local de fácil acesso para você sentar e ler; se você quer fazer mais exercícios em casa, arrume suas roupas e acessórios em um local mais prático; se você quer tomar mais água, tenha sempre uma garrafinha por perto etc.

A minha palavra guia é REALIZAÇÃO. Quero me sentir realizada com as minhas conquistas, por menor que sejam. Não vou colocar aqui no post minhas palavras suporte ou minhas políticas pessoais, mas elenquei algumas das minhas metas que eu gostaria de compartilhar :)

1. Cuidar mais de mim

Quero melhorar minha alimentação, que não anda muito saudável, e cuidar melhor da minha pele e dos fios.

2. Começar uma nova atividade física

Eu já faço yoga em uma base regular e gostaria de começar alguma outra atividade, provavelmente pilates.

3. Me formar no bacharel em Letras - Português/Italiano

Esse será meu último ano do bacharelado. Não sei se concluirei a licenciatura em 2019 (talvez fiquem duas matérias para 2020), mas o bacharel vai dar certo!

4. Manter um feed regular no blog e no instagram

Como fiz durante a maior parte de 2018, quero continuar mantendo uma frequência consistente de posts aqui no blog e no Ig literário (@fernandaschoices). Durante janeiro postarei em dias alternados no Instagram e ainda não decidi se farei o mesmo nos outros meses (mas é provável que sim).

5. Participar de desafios, clubes do livro e eventos literários

Em 2018 entrei para o Infinistante e por meio dele conheci livros incríveis. Espero conseguir continuar fazendo parte do clube, mesmo não lendo com as meninas em todos os meses. Também fui a alguns eventos literários ao longo do ano e quero repetir mais vezes a experiência.

6. Conhecer novos lugares

Quero explorar mais a cidade em que vivo, que tem mil coisas a oferecer. Já tenho alguns lugares em mente, mas também sei que provavelmente surgirão novos destinos ao longo do ano.

O desafio me ajudou bastante a construir as metas e espero conseguir cumprí-las ao longo do ano.

O que acharam dele? E o que vocês mais querem fazer ou conquistar em 2019?

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page