top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Revisão semestral 2020 - Qual o status das suas metas?



Junho chegou ao fim e o segundo semestre de 2020 já entrou pela porta. Nem parece que já se foram seis meses do ano, né? Essa frase é clichê, admito, mas me parece caber muito bem como descrição desse tempo de distanciamento, de falar com os outros apenas pela internet (salvo contatos mínimos no mercado e locais afins), em que parte dos planos, ou o todo deles, ficou em suspenso.


E estando a meio caminho andado na viagem chamada 2020, mesmo com toda essa situação inesperada, esse é bom momento para fazer uma pausa a fim de refletir as estações por que já passamos e as que ainda virão. Os três passos que listei nesse post não são novidade, mas sim um lembrete e um estímulo para que de fato tiremos um momento para colocá-los em prática. Escrever essas linhas me ajudou a pausar, refletir sobre onde estava e qual caminho queria seguir, para só depois prosseguir com a viagem. Espero que elas os incentivem a fazer o mesmo.


1º Liste suas conquistas e pratique gratidão

É importante que a gente consiga visualizar mais concretamente tudo o que já conseguimos realizar nesses primeiros seis meses, independente do tamanho das conquistas. Costumamos ceder bastante fácil à tentação de enxergar apenas o que ainda nos falta, o que ainda não fizemos, o quão longe nossos sonhos estão no horizonte. Por isso concordo com todo mundo que diz ser preciso sentar por um momento para pensar no que já fizemos e valorizar a dedicação e a perseverança que tivemos nos últimos meses - especialmente nesse ano.


E aqui também cabe um momento mais profundo de gratidão (que para mim faz parte da vida diária): agradecer por tudo que conseguimos, por aquilo que somos, pelas lições que aprendemos. O exercício da gratidão nos ajuda a perceber melhor o quanto nós já alcançamos.



2º Revise suas metas

Também é bacana parar para reavaliar se o caminho que estamos seguindo nos leva de fato aonde queremos chegar. Suas metas ainda dialogam com sua visão de futuro? É possível que nos últimos seis meses nossos planos tenham mudado e que tenhamos que fazer alguns ajustes nas nossas metas. Pode ser que algumas delas precisem ser postergadas ou reformuladas de forma que sejam possíveis na situação atual, ou mesmo que nossa visão sobre algo tenha mudado a ponto de tornar uma ou mais de nossas metas insignificante(s) e ela(s) acabe(m) sendo substituída(s) por outra(s) - afinal, listá-las não é algo restrito à começos de ano.


3º Trace um plano de ação

Ter as metas revisadas no papel, no celular ou onde seja já é um primeiro passo para conseguirmos visualizar onde queremos chegar. Mas como sabemos que não seremos magicamente teletransportados até lá, precisamos botar a mão na massa e traçar estratégias que nos levem por cada passo do caminho. Um exemplo simples: se eu quero me tornar uma pessoa que consome de forma mais responsável, preciso me inteirar sobre marcas sustentáveis/cruelty free/veganas e passar a comprar produtos delas, em vez dos das marcas mais tradicionais, e apenas quando for necessário, e não sempre que tiver vontade. Algo que também pode ser de grande ajuda é selecionar uma (ou mais, se for necessário) meta principal para cada mês, até o fim do ano. Assim a gente consegue focar nossa energia em uma coisa de cada vez, evitando a armadilha da "inércia" (quando temos tanta coisa para fazer que acabamos não fazendo nada).


Esses planos de ação podem ou não contar com prazos que nos digam até quando precisamos realizar determinado passo ou tarefa. Para algumas pessoas eles costumam funcionar muito bem, mas para outras servem apenas como gatilho para ansiedade - e nesse caso é melhor apenas se policiar para que não haja procrastinação (ou ao menos para que ela não seja eterna).



Espero que esses três passos simples que reuni no post tenham servido de estímulo para que vocês reservem um tempinho para pausar em uma estação, refletir, fazer planos e, por fim, retomar a viagem tendo mais clareza sobre por onde já passaram e qual será o próximo destino.


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)


❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page