Os Noivos (I Promessi Sposi), de Alessandro Manzoni
- Fernanda Palhari
- 28 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2020

Esse é o primeiro livro italiano que eu trago aqui para o blog, e se Deus quiser ainda virão vários outros ao longo dos anos, de acordo com o que eu for aprendendo no meu curso e do que eu ver por aí no mundo 😊. Os Noivos é um livro do século dezenove que funcionou como o inaugurador do romance na Itália, país em que esse gênero não era muito comum, apesar de ser frequente em vários outros lugares da Europa.
A história se passa no século XVII, tendo como protagonistas Renzo e Lucia, um casal de noivos com data marcada para a cerimônia de consagração dos votos. Acontece que um outro homem, Dom Rodrigo, um poderoso da região, decide atrapalhar os planos dos dois e ameaça o padre, fazendo com que não haja casamento. O casal acaba tendo que sair de seu vilarejo e se esconder em locais supostamente seguros para tentar fugir da grande teia de poder de D. Rodrigo. À partir daí, Renzo e Lucia são submetidos às mais diversas provações enquanto tentam permanecer juntos.

O romance possui um certo humor, mas de forma mais sutil, e também é grande a presença da fé cristã - por vezes bastante cega. São também retratados alguns fatos que ocorreram na história da Itália, como a fome, a peste (bubônica) e a guerra (com as constantes invasões do território pelos estrangeiros).
É uma história cheia de aventuras e, talvez, um tanto simples para os leitores do século XXI. Não há grande desenvolvimento das personagens, ao contrário, elas são bastante definidas desde o início - há presença de apenas um homem que sofre transformação. Entretanto, para a época, foi um livro bastante inovador. A forma romance não era comum na Itália até então, devido inclusive à questão linguística dos diferentes dialetos presentes por todo o território, que impossibilitava, ou ao menos dificultava, a propagação de uma história que pudesse ser lida por todos, não apenas pela elite.
O autor, Alessandro Manzoni, se preocupou em escrever a voz do narrador onisciente de acordo com a língua culta falada (não a escrita, que era de certa forma mais restrita, conhecida apenas por um pequeno grupo de pessoas) na época, facilitando seu entendimento para pessoas de todos os reinos italianos e ajudando na propagação do gênero romance pela Itália 💛.

Alessandro Manzoni (1785 - 1873)
❤ Até o próximo post! ❤
| #RESENHAS |
Comments