top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Livros natalinos que li e recomendo



Dezembro chegou e a temporada natalina está (agora oficialmente) aberta! Comecei a assistir produções temáticas lá em outubro, intercalando com as de Halloween, mas agora o foco está definitivamente voltado para o Natal hehe. E, é claro, minha lista de comidas e bebidas para fazer nessa época já está criada também! Para mim os sentimentos que essa época evoca são muito importantes, e nesse ano são especialmente necessários.


Para começar a trazer essa atmosfera natalina aqui para o blog também, nesse post reúno alguns livros com essa temática que já li e cuja leitura recomendo, por um motivo ou por outro. Escolhi dois clássicos, um livro de contos e um infantil/juvenil em inglês.



A Christmas Carol deve ser um dos livros de Natal mais citados nas listas de leitura para essa época do ano. O título varia um pouco no Brasil de acordo com a edição, e nessa da Penguin ele ficou como Uma canção de Natal. A obra conta a história de Scrooge, um rico avarento que ao receber a visita em espírito de um antigo sócio nos negócios, agora falecido, lhe é permitido um vislumbre do pós-vida que o espera, se continuar no caminho que vem trilhando, e das vidas das pessoas a sua volta, às quais ele não costuma das muita importância.


Essa é uma daquelas histórias que realmente retratam o poder do Espírito de Natal, como ele pode mudar as pessoas para que ajam com mais bondade, compreensão e generosidade. Há um longa de animação chamado Os fantasmas de Scrooge (2009) que foi baseado no livro de Dickens e cuja adaptação ficou incrível - vale a pena assistir!



O Quebra-Nozes é uma história que li pela primeira vez apenas no ano passado, apesar de ouvir falar sobre ela há bastante tempo. Essa edição da Zahar traz duas versões, a original de E. T. A. Hoffmann e a de Alexandre Dumas (que a popularizou ao traduzi-la para o francês). A que li foi a de Dumas, e devo dizer que a achei um tanto sombria demais para essa época do ano (tem algumas perspectivas machistas também, mas aí temos que observar o século em que foi escrita, não é mesmo).


De toda forma, é um livro considerado clássico para essa época e penso que vale a pena ler, nem se for só para saber e ter a própria opinião sobre uma história que atravessou gerações e se espalhou por todo o globo. Inclusive, ainda quero ler a versão de Hoffmann.


E como falei de adaptação cinematográfica ali em cima, O Quebra-Nozes também tem algumas, inclusive uma bastante recente com Keira Knightley (ô atriz maravilhosa). E não nos esqueçamos da peça de balé!



O presente do meu grande amor se tornou uma releitura natalina anual para mim, além de ser um dos meus livros go to quando quero uma leitura para deixar o coração quentinho em outros meses do ano. Nele estão reunidos doze contos de Natal, cada um escrito por autores diferentes, organizados nesse livro por Sthephanie Perkins (que também escreve uma das histórias).


Há contos de fantasia, outros mais românticos; alguns abarcam períodos de anos e outros de apenas algumas horas; e todos tocam nosso coração. Meus favoritos são "Meias-Noites", da Rainbow Rowell, "A dama e a raposa", da Kelly Link, "É um milagre de Yule, Charlie Brown", da Sthephanie Perkins, "Krampuslauf", de Holly Black e "A garota que despertou o Sonhador", de Lani Taylor.



Descobri esse middle grade (termo em inglês usado para designar livros para faixa etária de 9 a 11 anos, mais ou menos) há alguns meses, graças a Mel (Melina Souza). Li a história de Winterhouse em dias mais frios em meados do ano e foi uma leitura tão gostosinha que já estou com o segundo volume dessa trilogia de Ben Guterson na listinha. No livro, acompanhamos Elizabeth, uma apaixonada por livros e enigmas que acaba indo passar as férias de fim de ano em Winterhouse, um hotel lindo no meio do nada.


A história segue no filo de aventura e mistério, sem grandes sustos já que é voltada para crianças, e o inglês também é relativamente fácil pelo mesmo motivo. Já tem resenha do livro aqui no blog, se quiserem saber mais sobre ele e/ou ler alguns quotes que destaquei!


Espero que vocês tenham gostado das dicas! Já leram algum dos títulos que citei ou viram as adaptações? Ah, e já começaram a montar/desbravar a tbr natalina?

Que façamos desse um bom dezembro <3


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤



Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page