top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Para sempre, de Ana Maria Machado

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Esse é um daqueles livros que vem parar nas nossas mãos por acaso. Estava eu andando pelo metrô de São Paulo, indo para casa em algum feriado do ano passado, e me deparo com aquelas máquinas que vendem livros com um preço bastante baixo. Parei para ver, obviamente. Para sempre - Amor e tempo, dentre todos os que lá estavam, foi o que mais chamou minha atenção. Paguei dois ou três reais na obra - poucas sensações são tão boas quanto aquela de comprar um livro bom por um preço camarada, concordam?

Para sempre - Amor e tempo faz parte de uma coleção da editora Record, chamada Amores Extremos. Na orelha do livro há uma pequena apresentação da coleção, então copiei uma parte dela para vocês terem uma ideia sobre o que ela é (apesar de ser um tanto óbvio pelo nome).

Nada do que se escrever sobre o amor já não foi sentido. Tudo o que se lê sobre o amor pode ser revivido.Amores Extremos é a coleção de novelas inéditas que a Record traz para você, reunindo uma seleção das melhores escritoras brasileiras da atualidade. O amor mais sonhado, o que se fez invisível, ou que mudou de rosto - como as fases da Lua -, como se escorresse por entre nossos dedos... ou de nossos lábios, e logo quando parecia tão, tão presente. E o amor realizado, reconquistado, refeito... Histórias sobre o que se desejou do amor, sobre o que não se quer ou não se consegue esquecer. Ou sobre o que ainda se quer amar.

O livro foi publicado em 2001 e conta a história das várias gerações de uma família e de pessoas a ela ligadas. As personagens que de certa forma dão origem a trama são Nelson e Susana, um casal formado por um encontro ao acaso nos anos 1940.

Nelson e Susana se conheceram no interior, no anos 40. E deles se pode dizer que amaram muito, que sofreram e lutaram juntos pela vida. Que tiveram decepções e recompensas. E que o amor deles nasceu para ter história. Foi desses que recebem e deixam sua herança amorosa...

Não há maior mito sobre o amor do que o que desdenha a impossibilidade de ele durar para sempre... E ser eterno! Porque o amor não é apenas o que sentimos pelo outro; é o amor que viveram tantos outros amantes, na vida e nos livros. Somos todos parte de uma história de amor imortal.

Entretanto, a história mais central do livro diz respeito a Antônia, uma das filhas do casal. É a história de amor dela e de Daniel que vamos acompanhando mais de perto, mas as outras personagens continuam sendo tratadas ao longo das páginas. O que aconteceu durante as décadas que Nelson e Susana ficaram juntos; como Zezé, a moça que trabalhava para a família, conheceu o marido; como cresceram os outros filhos.

Algo que me fez sentir ainda mais perto da história que é contada foi a forma narrativa escolhida pela autora, Ana Maria Machado. A narradora onisciente, ao mesmo tempo em que descreve os acontecimentos e pensamentos das personagens, se mantém a todo momento conversando com o leitor, falando de Shakespeare, de poemas, de amores passados.

Outro ponto que definitivamente me conquistou: Antônia é professora de língua e literatura (daí eu ter feito uma das fotos com um texto crítico de literatura junto do livro). Não tem como não se identificar com uma personagem que dedica sua vida àquilo que você também dedica a sua. Mesmo que eu não queira ser professora, minha vida está intrinsecamente relacionada ao estudo de língua e de literatura.

Quanto a autora, coloquei aqui em baixo um trechinho da apresentação dela disponível no livro para vocês conhecerem um pouquinho sobre quem ela é.

Operária da palavra, escreve há mais de 30 anos. Foi professora universitária e jornalista, no Brasil e no exterior, mas largou qualquer emprego regular para escrever sem compromisso, sem horário e sem patrão. É uma das autoras brasileiras mais traduzidas no exterior, com livros publicados em 19 países. Sua vasta obra para crianças e jovens recebeu em 2000 o mais alto prêmio internacional do gênero, a Medalha Andersen.

❤ Até a próxima postagem ❤


Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page