top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Pule, Kim Joo So, de Gaby Brandalise

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Duas coisas que amo juntas em uma só: livros e doramas. A autora Gaby Brandalise, que também é jornalista e youtuber, criou uma história que se passa no Brasil e na Coreia do Sul e nos brindou com o resultado: Pule, Kim Joo So. Apesar de o livro ter como pano de fundo os dois países não há muita descrição de pontos turísticos, o cenário em si se concentra em ambientes mais fechados, como as casas dos personagens, mas dá para sentir as duas diferentes culturas que se ligam na história.

O enredo conta a história de Marina, uma jornalista curitibana que sofre agressões frequentes do ex-namorado e tenta seguir em frente com a vida, e de So, um sul coreano que acabou vindo parar no Brasil após pular de uma ponte em Seul (capital da Coreia do Sul). São dois personagens bastante fortes, enfrentando seus medos e problemas ao longo de todo o livro, para que tenham uma chance de fazer a coisa certa e alcançar aquilo que tanto desejam.

O livro está cheio de romance, bem no estilo dos doramas fofos e meio impossíveis. Os dois personagens tem suas próprias dores e o sentimento que nutrem um pelo outro ajuda a enfrentá-las ou superá-las de alguma forma. A história também traz várias reviravoltas que me surpreenderam -não sei se eu é que estava desatenta quanto a sinais ao longo do texto, mas não vi nenhuma delas chegando (não as principais, pelo menos). Os personagens secundários coreanos também trazem bastante brilho à trama. Eles têm os próprios demônios contra os quais lutar e definitivamente me conquistaram - talvez até mais do que os protagonistas.

A narração é bem rápida, tanto que em alguns momentos pensei que estava corrida demais, como se faltassem algumas partes. Achei ótimo porque o ritmo ágil me fez ler o livro todo em uma sentada só, mas fiquei com a sensação de que algumas partes poderiam ter sido desenvolvidas mais extensamente. A intenção da autora, pelo que li em alguns sites, era fazer algo como uma narrativa-roteiro, dando ao leitor a sensação de estar assistindo a um drama, não apenas lendo, então faz sentido que o ritmo seja rápido, mas a apaixonada por romances dentro de mim queria que ele fosse um pouquinho mais devagar.

Mesmo assim, achei o livro ótimo. Foi uma leitura bem diferente da que eu estava esperando, e ser surpreendida também é bom! Gaby levantou algumas questões muito importantes sobre o ato de escrever e a força que ele carrega, algo que me chamou bastante a atenção. Outra coisa que gostei muito: os trechos de dramas ao início de cada capítulo. Foi maravilhoso ler aquelas linhas e me lembrar das histórias às quais elas pertencem, como se eu estivesse assistindo aos capítulos novamente. Além disso, esses trechos também dão um indício do que irá acontecer naquela parte do livro, instigando a nossa curiosidade.

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page