top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Eleanor & Park é um livro fofo. Fiquei em dúvida sobre se seria correto usar esse adjetivo para a obra, mas acho que tudo bem. Mesmo tratando de temas mais pesados, o livro tem uma abordagem leve que para mim transmitiu esse tipo de sensação, o de estar lendo uma história fofa. São dois adolescentes que se apaixonam pela primeira vez e passam por todas as incertezas que essa situação traz. É claro que as circunstâncias de ambos, principalmente de Eleanor, não se caracterizam como algo que chamaríamos de normal, mas ao mesmo tempo eles também nos passam a sensação de serem dois adolescentes comuns aproveitando os novos sentimentos surgindo dentro deles.

Essa foi minha segunda tentativa de ler a história, como já comentei lá no instagram, e estou bem feliz por ter conseguido completar a leitura dessa vez. Rainbow Rowell escreveu uma história cativante, com personagens que aos poucos vão nos conquistando (ou ao menos foi assim no meu caso).

Eleanor é nova aluna da escola, situação normalmente já complicada pelo fato de não se conhecer ninguém, mas ela tem que lidar com mais duas realidades bastante ruins. Uma delas é que, por ser diferente, usar roupas não convencionais e outras características, ela acaba sendo alvo de piadas e atitudes cruéis dos colegas de escola. A outra péssima realidade com que ela precisa conviver, ao menos temporariamente, é sua família e o estado em que ela se encontra. Seu padrasto é alguém que vive bêbado e agride a esposa física e verbalmente. Ele é um homem abusivo, fazendo a esposa e as crianças estarem em constante estado de alerta.

A única alegria de Eleanor é o tempo que passa com Parker, o rapaz que ela conhece no ônibus da escola. Ele vive lendo quadrinhos, hábito que aos poucos proporciona aos dois uma maior aproximação. Eles começam conversando sobre quadrinhos, depois sobre música e devagarzinho eles vão criando uma relação mais especial.

Fiquei bastante encantada com como cada detalhe do que acontece entre ambos é tratado na história. Cada acontecimento, cada novidade, por menor que seja, traz vários pensamentos aos dois, e nós vamos acompanhando tudo pela troca de perspectiva da narração, uma hora lendo o que Eleanor pensa e logo depois o que Park acha daquela mesma situação.

Eleanor & Park é um livro lindo, fofo e encantador. Ele também é um livro triste, mas acho que as situações ruins ajudam as coisas boas a crescerem ainda mais. É inspirador ver como um está sempre ali para ajudar o outro, comportamento que fica bastante evidente nas atitudes de Park, principalmente mais lá para o fim do livro, mas não só. Em vários outros momentos, desde o comecinho da história, ele está sempre ali para Eleanor. Ao mesmo tempo, os dois se sentem inseguros um em relação ao outro e achei bastante bacana como aos poucos vamos vendo eles se tornarem mais confiantes. Quando terminei de ler fiquei um pouquinho decepcionada com o modo como a autora escolheu finalizar a história, mas agora que já se passou um tempinho acho que o final teve seu charme, haha.

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page