top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

K-pop: manual de sobrevivência, de Babi Dewet, Érica Imenes e Natália Pak

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Há mais ou menos quatro anos começou meu interesse pela cultura coreana, mais especificamente em relação às séries de tv produzidas no país. Meu primeiro drama foi It's ok, it's love (post sobre aqui), que assisti em 2014. De lá para cá minha lista de séries foi amentando e meu carinho pelo país também, tanto que fiz dois cursos sobre cultura coreana do departamento de Letras Orientais da minha faculdade (eu sou do de Letras Modernas, já que estudo Italiano). Comecei a pesquisar um pouquinho sobre K-pop no ano passado (2017) e conheci alguns dos grupos mais famosos, como EXO, Super Junior, BTS, Red Velvet e Girls Generation, mas não me sinto especialmente atraída por algum grupo específico. Na verdade, continuo gostando muito mais dos dramas e de aprender sobre a história da Coreia.

Mesmo não sendo meu maior interesse na Coreia, tenho noção de que a música é uma parte muito importante da cultura do país, tanto lá dentro quanto no que diz respeito à exportação dessa cultura para o mundo todo. Sendo assim, fiquei com bastante vontade de ler K-pop: manual de sobrevivência quando foi lançado pela Gutenberg, mas ainda não tinha comprado o livro, até que ele se tornou uma das leituras do Clube Infinistante.

Quando comecei a leitura estava esperando por um livro que falasse sobre os vários grupos, se aprofundasse um pouquinho mais nos de mais sucesso, falasse como o K-pop surgiu e coisas afins. Acontece que encontrei tudo isso sim, mas não só. O livro aborda de tudo um pouco, mesmo que o foco principal seja a música. As meninas começam o livro com uma pequena introdução e um dicionário de expressões para facilitar a vida do leitor. Depois elas contam um pouquinho da história da Coreia (que não significa só a Coreia do Sul, mas a do Norte também. A separação ocorreu só no século XX) e daí partem para o assunto principal da obra, o K-pop.

O livro conta sobre o nascimento do K-pop, sua expansão pela Ásia e pelo globo inteiro com a Hallyu ("onda coreana"), como funciona a indústria etc. Também há entrevistas com artistas sul coreanos e alguns capítulos chamados "Crônica da Babi", nos quais ela narra experiências dela com alguns idols aqui no Brasil. Acho que essas crônicas são uma das minhas partes preferidas do livro, porque amo ouvir/ler histórias.

Além de terem feito um compilado maravilhoso sobre o K-pop, o que já exigiu muito tempo de estudo, as autoras também incluíram algumas outras coisinhas bem interessantes mais lá para o fim do livro. Elas fizeram uma espécie de guia para uma viagem à Coreia, com locais bacanas para visitar, aplicativos de transporte e localização e dicas para prestarmos mais atenção quanto a algumas situações.

Elas também dedicaram uma seção aos dramas coreanos, com direito a uma listinha com algumas séries maravilhosas para o leitor assistir. Há até mesmo duas receitas coreanas que me pareceram super gostosas e que vou tentar fazer em algum momento.

Eu amei o livro. O trabalho das meninas ficou incrível e me surpreendeu de um jeito muito positivo. Acho que o fato de serem três autoras com vivências diferentes contribuiu ainda mais para que o livro ficasse tão bacana. E a leitura da obra coincidiu com um momento em que voltei a ver mais dramas (os novos lançamentos não estavam me interessando muito, mas agora achei alguns para acompanhar e que prometem bastante), o que me deixou ainda mais feliz, haha.

Espero que vocês tenham sentido vontade de conhecer a cultura coreana e de ler esse livro maravilhoso. Para quem quiser começar a assistir aos dramas (ou já assiste mas está a procura de novos títulos para adicionar à listinha), tem alguns posts aqui no blog sobre séries de que gostei bastante.

❤ Até o próximo post! ❤

#RESENHAS |#CLUBEINFINISTANTE

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page