Ideias de livros para a tbr de primavera
- Fernanda Palhari
- 30 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2020

A primavera começou dia vinte e dois desse mês e me senti inspirada a fazer um post com livros que acho que combinam com essa época. Essa estação não é a minha preferida, mas não dá para negar que as árvores cheinhas de flores lindas são um colírio para os olhos quando saímos por aí e nos encontramos com elas. As obras que escolhi são todas recheadas com um bom romance e me conquistaram, algumas mais rapidamente do que outras, é verdade, mas no fim de cada leitura senti aquela sensação gostosa que temos quando terminamos um bom livro.
A autoria de três dos livros é feminina, uma delas sendo nacional, e a quarta obra é de autoria masculina. Fiz resenha sobre todas elas aqui no blog, então as deixei linkadas ao longo da postagem :) Espero que vocês gostem das escolhas!

A minha primeira escolha para essa listinha é Eleanor & Park. Minha história com esse livro é um tantinho conturbada, já que na primeira vez que o peguei para ler acabei abandonando a leitura. Acho que eu só não estava num momento bom para me aventurar por essas páginas. Entretanto, no primeiro semestre desse ano coloquei como meta reiniciar a obra e finalmente terminá-la, e deu super certo.
Me apaixonei pela história de Eleanor, uma menina que vive em uma situação difícil para caramba, tanto em casa como na escola, mas também é muito forte. E Park é um amor, que ainda por cima gosta de histórias em quadrinhos (eu não acompanho nenhuma, mas acho o máximo quem consegue fazer isso). Eu li poucos livros da Rowell até agora, mas a cada um cuja leitura completo me torno ainda mais fã da autora. Ah, e vocês podem ler a resenha que fiz da obra clicando aqui.

A probabilidade estatística do amor à primeira vista foi um livro que me conquistou de cara e que terminei em uma sentada. Reli a história um tempinho atrás para poder escrever a resenha aqui para o blog e me apaixonei novamente por esses dois protagonistas cativantes. O livro percorre o período de um dia da vida de duas pessoas que se conhecem por acaso no aeroporto, enquanto esperam o vôo que os levará para Londres. E acompanhar ambos nessa jornada de vinte e quatro horas capaz de mudar tanto a vida deles vale muito a pena.
Os dois personagens se encontram num momento em que ambos estão cheios de ressentimentos e apreensões e, enquanto conversam, vão aos poucos vendo os acontecimentos passados e futuros sob uma outra perspectiva. E a partir daí eles vão percebendo que é possível enxergar e viver a vida de uma outra forma. Recomendo muito a leitura!

Esse livro é o único nacional dessa listinha (fica aqui o lembrete para eu ler mais livros de autoria brasileira - o próximo na fila é Um milhão de finais felizes, do Vitor Martins). Pule, Kim Joo So traz uma história inspirada nos dramas coreanos, motivo pelo qual acabei conhecendo o livro e outros trabalhos da autora, já que sou fã de carteirinha das séries produzidas na Coreia. Li essa história no finzinho do ano passado, se não me engano, e gostei bastante da obra.
A leitura é bem fluída, aborda temas importantes e é cheia de reviravoltas. Quando eu pensei que tinha entendido o que estava acontecendo a Gaby tirou o tapete de debaixo dos meus pés e me mostrou que ela tinha criatividade para muito mais. Acho que todo fã de séries orientais vai se apaixonar por Pule, Kim Joo So e o livro tem tudo para conquistar quem nunca nem ouviu falar desse universo também. Também tem resenha dele aqui no blog :)

O último livro que selecionei também foi uma releitura minha desse ano. Amei ler novamente as situações hilárias em que o protagonista de O projeto Rosie se envolve - aliás, ele é um dos queridinhos da minha estante. Eu gosto muito da abordagem cheia de humor que Simsion traz, e acho mais bacana ainda ele tratar de um assunto sério com uma leveza que nos ajuda a entender melhor as pessoas reais portadoras do mesmo transtorno que Don (um dos espectros do autismo). Fiz uma resenha sobre a obra alguns meses atrás também.
Vocês já leram ou ouviram falar de alguma dessas obras? E quais livros vocês escolheriam para compor uma tbr de primavera?
Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o meu trabalho, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)
❤ Até o próximo post! ❤
Comments