top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Livros para ler no Halloween

Atualizado: 6 de abr. de 2020


O Halloween está se aproximando e eu decidi fazer uma listinha com algumas indicações de livros para essa época. Já passamos da metade do mês mas ainda estamos em tempo de adicionar mais um livro na tbr de outubro ou, quem sabe, trocar aquele título já conhecido e que seria relido por uma obra ainda não desbravada.

Eu sou do tipo de leitora que não lê histórias de terror e nem suspenses muito pesados, então minhas dicas são para quem, assim como eu, quer entrar no clima do dia das bruxas mas não quer se aventurar a ler os livros que são mais clássicos para essa época - ou para quem gosta de um bom terror, mas quer adicionar um livro mais leve à listinha.

O circo da noite é um livro bastante mágico, de todas as formas que poderíamos imaginar. Ele é literalmente repleto de magia, já que os personagens principais são capazes de realizar os mais variados feitiços em meio às diversas tendas e atrações do circo, que por si só se constitui praticamente como um novo mundo. A atmosfera da obra é mágica, sombria, misteriosa e encantadora ao mesmo tempo, e a história me conquistou logo nas primeiras páginas.

"O circo chega sem aviso.

Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.

[...]

Abre ao cair da noite

Fecha ao amanhecer"

Os protagonistas se vêem presos desde crianças em uma guerra silenciosa, na qual foram postos por terceiros que se aproximam deles já com intenções nem um pouco benevolentes e que pensam acima de tudo em suas próprias realizações. Além de ter amado a história maravilhosa criada pela autora, também me apaixonei pelo estilo de escrita de Morgenstern, que contribui muito para a atmosfera misteriosa do livro. Ah, e a edição física da obra é linda demais.

Frankenstein é considerado um dos clássicos de Haloween, entretanto a história não chega a ser assustadora de verdade. Ainda estou em cerca de metade da leitura, mas por enquanto estou amando a obra, então decidi incluí-la nessa listinha também. E, assim como fiz na dica acima, também aqui chamo atenção para o estilo de escrita da autora. Por enquanto, apesar de estar gostando da história, o que mais me chama a atenção, definitivamente, é a forma como Shelley escreve - me lembrou um pouco de Jane Austen, mas com menos ironia e mais de alguma outra característica que ainda não consegui identificar.

"It was the secrets of heaven and earth that I desired to learn; and wheter it was the secrets of outward substance of things, or the inner spirit of nature and the mysterious soul of man that occupied me, still my enquiries were directed to the metaphysical, or in its highest sense, the physical secrets of the world."

Eu estou lendo a obra nessa edição lindíssima que uma amiga me emprestou e estou apaixonada por essa capa que imita couro. Além disso, apesar de ser meio grandinho o livro é bem leve, com cerca de apenas duzentas páginas. As folhas são de uma gramatura maior, mas que não pesam quase nada.

Vida e morte, para quem não sabe, foi lançado por Stephenie Meyer na edição comemorativa de dez anos do lançamento de Crepúsculo. A obra é como uma história ao contrário do grande sucesso da autora, com os personagens invertidos: praticamente todos os personagens tiveram seus gêneros trocados então, por exemplo, Bella aqui é Beau e Edward é Edith.

"Enquanto ele olhava para verificar de quem eu estava falando - embora já soubesse, provavelmente, pelo meu tom de voz -, de repente ela olhou para nós, a garota perfeita. Ela olhou para o meu vizinho só por uma fração de segundo, e depois seus olhos escuros fulguraram para mim. Eram olhos longos, curvados nos cantos, com cílios grossos.

[...]

Meu vizinho riu uma vez, sem graça, fitando a mesa como eu.

Ele murmurou a resposta bem baixinho.

- São os Cullen e os Hale. Edyth e Eleanor Cullen, Jessamine e Royal Hale. O que saiu é Archie Cullen. Todos moram com a Dra. Cullen e o marido."

Não tem como dizer que uma boa história de vampiros não se encaixa no clima de Halloween, não é mesmo? E poder mergulhar em Forks novamente traz uma sensação de nostalgia maravilhosa - estou até pensando em fazer uma releitura de uma das duas obras, se eu conseguir tempo.

O morro dos ventos uivantes é um livro incrível que li justamente por conta de Crepúsculo (Bella comenta sobre ele). Foi meu primeiro contato com as irmãs Bronte e fiquei bem feliz por ter gostado da obra. É uma história de amor fadada ao fracasso e que aborda muito mais do que a relação entre os dois protagonistas, é um tanto sombria (por isso a coloquei nessa lista), cheia de mais baixos do que altos, e que vale super a pena ler, tanto pelo enredo quanto, novamente, pela escrita da autora. Eu li a obra há anos, então não consigo lembrar de detalhes, mas me recordo de ter sido uma leitura bem diferente para mim na época e de me ter me aberto as portas para a literatura clássica (aliás, os livro de Meyer tiveram grande influência sobre mim nesse sentido).

"He shall never know I love him: and that, not because he is handsome, but because he's more myself than I am. Watever our souls are made out of, his and mine are the same."

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Será que alguém aí já leu ou ficou com vontade de ler algum desses títulos?

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o meu trabalho, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page