top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Estudando italiano em casa

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Já fazia um bom tempo que a ideia de fazer esse post estava na minha mente e agora finalmente estou conseguindo concretizá-la. Sou estudante de língua e literatura italianas na faculdade e sei que esse não é um idioma muito comum de se aprender aqui no Brasil, então queria fazer um post com algumas dicas para quem se interessa pela língua poder estudá-la da própria casa e de forma gratuita.

1. Acho que a primeira e mais importante dica desse post é o curso Dire, Fare, Partire. Ele é um material online para iniciantes organizado por professores da USP - a gente estuda por meio dele também na faculdade, durante o primeiro semestre. O material conta com apostila de exercícios, vídeo-aulas e uma espécie de mini série em que acompanhamos o personagem em sua jornada de se preparar para a mudança para a Itália.

Por meio desse curso dá para aprender o básico da língua e da cultura italianas. Enquanto acompanhamos as aventuras de Tarcísio, o personagem que embarcará para a Itália, aprendemos sobre algumas diferenças culturais, tempos verbais, vocabulário etc. Eu o vejo como um material bem completo para quem está começando. Fiz um post ano passado especificamente sobre ele, vale a pena dar uma olhada.

2. O segundo item da lista que estou seguindo para montar esse post diz respeito aos dicionários. Eu uso três dicionários principais, dois online e um físico, todos monolíngues. Os online são o De Mauro, que uso mais como um dicionário mesmo, e o Treccani, um portal que além de trazer os significados das palavras também tem entradas sobre cultura e história. A edição física que uso é uma da Martins Fontes, chamado Parola Chiave: dizionario di italiano per brasiliani, que conta também com uma mini gramática no final. O preço não é dos mais em conta, mas vale a pena o investimento

3. O curso que mencionei no início do post conta com uma apostila com exercícios, mas acho bacana incluir aqui também um outro site que disponibiliza vários exercícios online, chamado Impariamo L'italiano. Gosto muito dele porque ele fornece dicas e correção dos exercícios que nos propomos a fazer. No site estão disponíveis diversas listas, com vários assuntos abordados em um curso de língua, então é só escolher o tópico que se quer praticar e começar a responder as atividades.

4. Outro mecanismo online que me ajuda bastante é o conjugador de verbos. Também é possível comprar um livro físico com listas de verbos conjugados, mas como ainda não tenho um uso o site Bab.la, que conjuga verbos de várias línguas, na verdade, sendo uma delas a italiana. É um recurso bem útil, já que às vezes esquecemos qual a forma conjugada de tal verbo em determinado tempo e modo. Mais para a frente vou tentar fazer um post indicando um livro físico de conjugação e uma gramática de italiano, que também ficou de fora nessa lista aqui.

5. Por último, quero indicar o post Mantendo contato com o idioma italiano, que publiquei alguns meses atrás. Nele eu dei algumas dicas de filmes, livros e criadores de conteúdo italianos que já vi, li ou gosto de acompanhar e que podem ajudar um estudante da língua a se manter próximo e praticar o idioma de formas diferentes.

Espero ter conseguido animar pelo menos uma pessoa aí a estudar italiano - juro que vale super a pena! A língua é linda e a história e a enorme bagagem cultural italianas são fascinantes. E espero que as dicas se provem boas para vocês também. São sites e ferramentas que tenho usado nos últimos anos e que têm sido de grande ajuda.

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o meu trabalho, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page