top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Aprendendo italiano - Instrumentos de estudo



Esse é o segundo post do mês temático sobre italiano que estou fazendo aqui no blog durante outubro/2020. Na postagem de estreia, contei por que escolhi esse período para fazer essa série e indiquei materiais didáticos, canais no YouTube e perfis no Instagram para quem tem interesse em aprender a língua. Para lê-lo é só clicar aqui :)


Hoje, estou focando em alguns instrumentos de estudo que podem auxiliar quem está na jornada de aprender o idioma. A maioria deles é exclusiva para a língua italiana, mas há um que pode ser usado para dúvidas sobre outras línguas também.



A primeira dica é a mais óbvia e diz respeito a dicionários. O volume físico que uso e recomendo é o Parola Chiave, voltado para o público brasileiro. As explicações dos sentidos são em italiano e há tradução para cada entrada em português. Na versão online, uso o Olivetti, que é todo em italiano.


E além dos dicionários, é bacana ter disponível um conjugador de verbos, ferramenta encontrada tanto na forma online quanto na física. Um físico que estou querendo comprar é o Verbos italianos/Verbi italiani, voltado para estudantes brasileiros (mas deixo a ressalva aqui de que nunca o usei de fato); na versão online recomendo o Bab.la - é só pesquisar pelo verbo no infinitivo que ele mostra todas as conjugações possíveis, em cada um dos tempos/modos (e ele está disponível para outros idiomas também).



Para ajudar a praticar o que aprendemos com os livros didáticos e afins que comentei no primeiro post dessa série temática, é interessante fazer outros exercícios além dos que estão nos materiais. Um site que curto bastante é o Impariamo italiano, que conta com uma infinidade de atividades separadas por temas.


Para adicionar uma segunda opção, deixo aqui o site do LearnAmo, uma das minhas indicações do post passado. Sei que em ao menos uma parte das postagens com explicações sobre determinado conteúdo eles adicionam alguns exercícios no final da página para que o estudante possa ver se entendeu ou não o conteúdo.



Agora, as enciclopédias. Escolhi esse nome porque os sites que vou indicar nessa seção têm de tudo um pouco. O Treccani é de fato uma enciclopédia do italiano, além de possuir função de dicionário, indicador de sinônimos/antônimos e mais um pouco. Outro site com características semelhantes é o Virgilio Sapere, que também oferece um mecanismo para encontrar rimas que acho o máximo (apesar de nunca ter realmente precisado dele hehe).


Para finalizar, fica a indicação da Accademia della crusca, o órgão que regulamenta o idioma e diz o que está em acordo ou desacordo com a norma culta da língua. Nós não temos algo semelhante aqui no Brasil (a ABL não funciona assim) e acho importante saber essa informação em relação ao italiano. Vale a pena dar uma fuçada no site!


Espero que esse segundo post no mês temático tenha trazido algumas indicações bacanas e que elas sejam úteis no aprendizado de vocês :)



Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page