top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Aprendendo italiano - Por onde começar?



Com esse post dá-se início ao mês temático aqui no blog, com postagens voltadas para a Itália e para a língua italiana. Escolhi outubro porque é durante esse mês que se comemora a semana da língua italiana e, apesar de eu não saber se haverá ou não eventos esse ano, devido à pandemia, ele continua me parecendo ser o momento ideal para para por em prática esse projeto.


Haverá postagens com dicas e caminhos para aprender italiano, com sugestões de livros didáticos, instrumentos de estudo e mais algumas indicações, e também posts com dicas de mídias sociais, filmes, livros e coisas afins.


Nesse primeiro post da série comento sobre alguns livros didáticos, canais no YouTube e perfis no Instagram voltados para o aprendizado da língua italiana.



No campo dos livros didáticos, tenho três indicações para fazer. A primeira delas é o Dire, fare, partire!, um material gratuito desenvolvido por professores da USP e usado na própria universidade durante o primeiro semestre de língua italiana (foi com ele que comecei a aprender). O material conta com arquivos em pdf, que podemos imprimir e encadernar, construindo nossa apostila, videoaulas e uma mini série temática, em que acompanhamos o personagem Tarcisio em sua jornada de aprender a língua italiana a fim de se mudar para a Itália. O material conta com uma sequência chamada Dire, fare, arrivare!, no qual acompanhamos Tarcisio já morando na bota e aprendemos conteúdos mais avançados.


A segunda indicação é o Nuovissimo Progetto Italiano, desenvolvido pela Edilingua, uma editora italiana. O livro 1 já está disponível e, se não me engano, os livros 2 e 3 estão em fase de lançamento. A editora existe há anos e esse material já teve várias fases, com os nomes de Progetto Italiano e Nuovo Progetto Italiano, sendo o Nuovissimo a versão mais recente e melhorada. Os livros contam com CD com áudios e são usados por várias escolas de italiano.


Minha última dica nesse âmbito é o Italia a portata di mano, livro mais recente e desenvolvido por uma professora de italiano brasileira com duas décadas de experiência. Estão disponível tanto o livro didático em si quanto dois volumes de gramática, com os mais variados exercícios, além do site contar com áudios e as respostas dos exercícios. Já vi esse material ser usado em sala e conquistar bastante os grupos de alunos.



Como nem só com livros didáticos se aprende uma língua, também selecionei alguns canais no YouTube voltados para o ensino de italiano. Dois deles são feitos por italianos e os outros dois por brasileiros.


Minha primeira indicação é o Italica, feito por brasileiros e que conta tanto com vídeos sobre língua quanto sobre cultura. Além do conteúdo gratuito, eles também oferecem um curso pago, cujas inscrições abrem algumas vezes no ano. O professor a cargo do canal e do curso é o Darius, que fez mestrado em ensino de línguas a distância.


Outro canal com vídeos feitos por um brasileiro (se não for, veio para cá cedo, porque o português é bem natural hehe) é o do professor Rafael Sozzi. Os vídeos dele são bastante didáticos e também abrangem a cultura italiana, além da língua - afinal, aprender um idioma também é conhecer a cultura do(s) país(es) em que ele é falado.


A terceira indicação é o Vou aprender italiano, feito por um professor nativo da Itália e voltado para o público brasileiro, novamente sobre língua e cultura. Aliás, do dia 05 ao dia 09 desse mês o Pierluigi fará um instensivão de língua italiana, com aulas ao vivo. Ele também conta com um podcast e, assim como Darius, oferece um curso pago.


Por último, um outro canal com vídeos feitos por nativos, o LearnAmo. Além do canal, com dicas de língua, curiosidades e cultura, eles também mantêm um podcast.



E, para quem quer fazer uso das redes sociais para ver umas dicas do idioma enquanto desliza o feed, separei três perfis no Instagram para indicar. Um deles é mais voltado para cultura, curiosidades da língua e verbos, chamado @italianochefatica_it - ótimo também para quem se interessa por arte, já que as capas das postagens são sempre alguma pintura. Os outros dois, @italianwithveronica e @imparaitalianosenzapaura, oferecem principalmente dicas de vocabulário.


Espero que vocês tenham gostado desse primeiro post da série e que as dicas sejam de ajuda para quem já está aprendendo ou tem interesse em saber falar o idioma. O próximo post será uma resenha de um livro italiano, e no seguinte vou dar dicas de instrumentos de apoio ao estudo da língua!



Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page