top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Onde ver séries e filmes italianos



Nesse terceiro post da série temática de italiano aqui no blog, reuni algumas indicações relacionadas à cultura italiana, focando na produção cinematográfica. As duas primeiras postagens foram mais voltadas para o aprendizado da língua em si, com dicas de livros didáticos, canais dedicados ao ensino do idioma, sites úteis e outros recursos interessantes (vocês podem conferir o primeiro, sobre materiais didáticos, e o segundo, sobre instrumentos de estudo, clicando nos links), então estamos explorando um novo espaço hoje.


O mundo cinematográfico não é o meu forte, mas quis abarcá-lo nessa série de posts porque ele é bastante importante quando falamos de cultura italiana. O post ficou curto, mas está cheio de dicas! Vamos lá?



O cinema italiano se consagrou mundialmente com suas produções ao longo do século XX e continua sendo considerado de excelência até hoje. Vários dos filmes produzidos no país são tidos como clássicos mundiais, a exemplo de La dolce vita, Ladri di biciclette, Pane e tulipani, La vita è bella (esse é um dos meus favoritos), La grande bellezza e outros - para ver mais títulos clássicos, basta fazer uma pesquisa rápida na internet, há vários artigos com listas disponíveis :)


Entretanto, apesar de serem bastante conhecidos, eles não são de acesso tão fácil fora das mostras de cinema temáticas, que geralmente ocorrem em espaços físicos de cidades centrais como São Paulo. Por outro lado, nesse ano, por conta da pandemia, vimos uma mudança de cenário. A mostra permanente da UMES, por exemplo, que normalmente acontece no Bixiga, um famoso bairro italiano da cidade, está ocorrendo de forma online, oferecendo a oportunidade de contato com o cinema italiano de forma mais abrangente - para mais detalhes sobre como participar acessem essa página aqui.


No geral, vale a pena ficar de olho nas redes sociais tanto de instituições como o Istituto Italiano di Cultura, a Casa Fiat de Cultura e outros órgãos voltados para a divulgação da língua e da cultura italianas no Brasil, que costumam avisar sobre eventos produzidos por eles ou por outros institutos dedicados ao mesmo objetivo, quanto de cinemas que se empenham em fazer esse tipo de mostra temática.



Fora desses circuitos, no acesso fácil no dia a dia podemos aproveitar a Netflix, que conta com alguns títulos produzidos na bota: Lazzaro felice, Lo spietato (Nada santo), L'uomo senza gravità (O homem sem gravidade), La partita (Decisão), Ultras, Slam - Tutto per una ragazza, Sulla mia pelle (Na própria pele). Também está disponível o documentário Caffè Sospeso, que é feito em italiano e mais algumas outras línguas.


Além dos longas, o serviço de streaming também oferece em seu catálogo algumas séries, como Baby, Três metros acima do céu (Summertime), Nero a metà (Carlo e Malik), Luna nera, Suburra (que nasceu do filme homônimo) e Il processo (O processo).


Reuni aqui tanto filmes e séries que já estavam na minha lista da Netflix quanto títulos que descobri pesquisando para escrever o post, e ainda não assisti à maioria deles (meu foco está principalmente nos livros, não tem como negar). Mas, como sempre acontece em casos assim, fazer a postagem me deixou animada para desbravar mais desse mundo (no momento estou inclusive assistindo a Luna nera), então quero fazer um esforço mais consciente para que as séries e os filmes italianos se tornem costumeiros no meu cotidiano hehe.


Espero que as dicas tenham sido bacanas para vocês e também os tenham deixado animados para conhecer mais do universo cinematográfico italiano <3 No próximo post, o assunto é literatura!



Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page