top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

O presente do meu grande amor: doze histórias de Natal, de vários autores

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Título: O presente do meu grande amor: doze histórias de Natal (My true love gave to me: Twelve holiday stories)

Autoria: Vários autores. Organização de Stephanie Perkins

Tradução: Cássia Zanon, Rachel Agavino e Regiane Winarski

Editora: Intrínseca

Eu estava de olho nesse livro há alguns anos e quando o vi em promoção um tempo atrás aproveitei para comprar (se não me engano paguei menos de dez reais, com frete incluso). Esperei chegar dezembro para iniciar a leitura e, preciso dizer, valeu muito a pena! Foi meu pontapé inicial para aquele sentimento super gostoso que toda a atmosfera natalina traz :)

Me apaixonei logo de cara pelo primeiro conto, "Meias-noites", escrito pela Rainbow Rowell. A autora já havia me cativado com outras obras - inclusive fiz resenha de Eleanor & Park aqui no blog, se quiserem ler o que achei da história - e com o conto que ela escreveu para a coletânea não foi diferente. Nele, conhecemos a história de dois amigos, Mags e Noel, durante as meias-noites de ano novo, ao longo de vários anos. Como é uma história curta, não vou falar muito sobre para não estragar a experiência de ninguém, mas posso dizer que os protagonistas são daqueles personagens que te tocam logo de cara e te fazem sentir conectados com eles de alguma forma.

Estretanto, comecei a ficar um pouco desanimada em relação ao livro quando passei para as histórias seguintes. Por algum motivo os personagens não me pareceram convincentes e eu não consegui me conectar com as narrativas. Fiquei um tanto triste quanto a isso porque esse foi meu primeiro contato com os autores dessa histórias específicas e nunca é bom quando a 'relação' já começa com o pé esquerdo. Mas não desgostei de nenhum a ponto de me recusar a ler outras obras deles, de forma alguma. Felizmente, gostei dos contos mais centrais do livro (eu o dividi em três na minha cabeça, já que são doze histórias) e daí para o fim a cada vez mais eu me sentia conectada com as histórias.

Achei bacana o fato de haver várias abordagens em relação ao Natal no livro como um todo. Alguns contos trazem o Papai Noel, um aborda o Natal judaico, outro fala do Menino Jesus e temos a presença até mesmo de figuras mitológicas. O nível de enfoque em cada um desses seres varia de uma história para outra, em algumas eles estão mais no centro e em outras nem tanto, mas em todas elas há aquele espírito natalino ao fim da leitura, lembrando que ainda existe bondade, gentileza, felicidade e esperança por aí.

Os contos de que mais gostei foram esses aqui: "Meias-noites", da Rainbow Rowell; "É um milagre de Yule, Charlie Brown", da Stephanie Perkins, que também organizou o livro; "Que diabo você fez, Sophie Roth?", da Gayle Forman; "Bem-vindo a Christmas, Califórnia", da Kiersten White; "Estrela de Belém", da Ally Carter; e "A garota que despertou o sonhador", da Laini Taylor. Acabei escolhendo seis das doze histórias, então dá para perceber que apresar de não ter conseguido me conectar com algumas consegui tirar muito bom proveito do livro :). E acho que dentre todos os contos os meus favoritos são o da Rainbow, o da Perkins e o da Kiersten.

Ah, e também quero comentar sobre a edição do livro em si. Achei a arte da capa linda demais e me encantei quando percebi que os casais na pista de gelo fazem referência aos protagonistas de cada um dos contos da obra. Eu não consegui identificar todos porque minha memória não ajuda muito nesses casos, mas fiquei feliz por ter reconhecido pelo menos mais do que a metade, haha.

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page