top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

A Abadia de Northanger, de Jane Austen

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Título: A Abadia de Northanger (Northanger Abbey)

Autoria: Jane Austen

Tradução: Roberto Leal Ferreira

Editora: Martin Claret

A Abadia de Northanger foi o primeiro livro que adquiri por meio de troca em um sebo. Foram precisos três romances para alcançar o valor dessa cópia, mas valeu super a pena. Eram livros que eu não fazia mais questão de ter e que agora podem pertencer à estante de outra pessoa, e enquanto isso eu estou aos poucos completando minha coleção de romances da Austen: para ler falta apenas Persuasão, mas para comprar faltam esse último e Mansfield Park (que aluguei da biblioteca da faculdade quando li). Fiquei bem feliz com a troca no final das contas :)

Esse livro é um tanto diferente das outras obras da autora. Aqui, a narradora onisciente faz muito mais intervenções ao longo do texto, usando da já característica ironia para deixar presente sua opinião não apenas sobre os personagens, mas sobre a condição do romance na sociedade da época em que a história foi escrita. E isso só fez elevar minha opinião sobre o livro! Um romance que fala sobre romances (independente de criticar positiva ou negativamente) é o sonho de muitos leitores, e ao fazer isso a narradora de Austen deixa o tom da história mais espirituoso e animado.

A história geral é aquela a que já estamos acostumados, apesar de não ser clichê. Um casal protagonista enfrenta algumas dificuldades para ficar junto - alguns maus entendidos, algumas falhas de comunicação, alguns conhecidos não muito bem intencionados. Ambos são leitores que gostam de ficção, mas enquanto o herói é racional, a heroína costuma se deixar levar pela fantasia e tentar fazer com que os cenários e situações dos livros que lê (romances góticos) existam na realidade. Não posso dizer que algum deles tenha me conquistado especialmente, mas o livro me tocou tanto por conta do que é a obra como um todo.

Além do tema dos romances e da narradora bastante presente, a rede de relações entre os personagens foi o terceiro ponto a me chamar bastante a atenção. Mesmo que eu não tenha me afeiçoado a nenhum deles em específico, houve algumas características - nem sempre boas - em cada um que me chamaram a atenção, principalmente quando relacionadas a de algum outro personagem com a qual se complementavam ou a qual se opunham.

Como já indiquei, não me afeiçoei por nenhum personagem em especial, mas desgostei de dois logo de cara (ou quase isso). Os dois irmãos que se passam por amigos da família da protagonista são insuportáveis. A irmã está sempre fazendo mil maquinações e tentando tirar vantagem de tudo, enquanto o irmão se acha no direito de mentir e interferir na vida de outra pessoa como bem entender, também a fim de proveito próprio. A protagonista, apesar de um tanto ingênua, aos poucos se mostra mais forte; e o protagonista masculino, apesar de não ter nada de ruim, também não se apresentou com nada que me fizesse concedê-lo uma avaliação melhor do que apenas um tanto indiferente. A irmã dele, por outro lado, provavelmente ocupa o lugar de personagem preferida da história inteira na minha opinião - inteligência e perspicácia usadas para o bem são maravilhosas.

Fiquei muito feliz por ter podido ler mais um romance da Jane Austen, por ter gostado da história e por ter conseguido adquirir o livro. Percebi que não está mais tão fácil assim achar os volumes da coleção que estou montando, então tenho que me apressar para comprar os dois faltantes (será que até o fim do ano eu consigo? Estou torcendo para que sim). Que livros da Jane vocês já leram ou têm vontade de ler?

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page