top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Os criadores de coincidências, de Yoav Blum

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Título: Os criadores de coincidências (The coincidence makers)

Autoria: Yoav Blum

Tradução: Fal Azevedo

Editora: Planeta

Meu primeiro contato com esse livro foi por meio do bookstagram. Vi algumas postagens sobre a história mas não fiquei lá muito interessada em lê-la, até que uma amiga próxima leu e amou. Fiquei de tentar ler a obra em janeiro, mas minha mala já estava pesada demais e não dava para acrescentar mais um livro aos já vários quilos que eu teria que carregar. Sendo assim, deixei para me aventurar pelas páginas quando eu voltasse para Sampa, no início de fevereiro. A leitura demorou mais tempo do que eu teria imaginado e não me conquistou logo de cara, o que me fez ficar pensando o que minha amiga tinha visto de tão fascinante no enredo.

Os criadores de coincidências são responsáveis por criar (com base em teorias estudadas e muitos cálculos) alguns eventos que farão com que a vida de determinada pessoa mude de direção. Um poeta em potencial, por exemplo, exerce a profissão de contador e quer se manter longe de tudo que não seja perfeitamente lógico, então é tarefa de um desses criadores organizar alguns eventos aparentemente casuais que farão despertar o ser humano sensível que tem estado reprimido durante anos dentro desse homem. Algumas coincidências tem consequências mais simples e outras tem o poder de mudar a história, como quando algo grande é descoberto no campo científico.

" 'Em primeiro lugar vocês são agentes secretos. Exceto pelo fato de que todos os outros são, antes de qualquer coisa, agentes, e só depois secretos, enquanto vocês são em primeiro lugar secretos e, de certa maneira, também agentes. Sua existência é regular e contínua, como a de qualquer ser humano. Vocês comem, bebem, peidam às vezes, e de vez em quando pegam uma virose, mas, com a ajuda das ferramentas que receberão nesse curso, vão entender a maneira como causa e efeito funcionam nesse mundo e como explorar essa compreensão de modo a criar eventos pequenos e quase imperceptíveis que ajudam as pessoas a chegar às decisões que transformam suas vidas. Certo?' " (p.67)

"Mas lá dentro, sob todos os fragmentos ansiosos de ciência correndo para lá e para cá, sua alma estava histérica, gritando pelas ruas. Ele já sabia que não sabia mais nada." (p.121, da perspectiva do contador destinado a ser poeta)

A história nos traz três criadores de coincidências principais, Guy, Emily e Eric. Eles fizeram juntos o curso que os tornaram capacitados a fazer essas transformações nas vidas das pessoas e ainda mantém contato. Ao longo do livro nos vão sendo apresentados alguns casos em que eles trabalham no momento presente, alguns flashbacks da época em que faziam o curso e flashbacks da época em que eles próprios exerciam outras profissões. Essas idas e vindas nos permitem entender melhor uma parte dos personagens, mas a vida anterior da outra parte continua um tanto desconhecida.

No início da leitura as várias linhas da história me pareceram desconectadas e só aos poucos fui me acostumando com o estilo do livro. As coincidências que os criadores fazem acontecer e os trechos dos manuais que eles usaram para estudar permitem várias correlações com a nossa própria vida, com as pequenas e grandes coisas que nos acontecem, com as escolhas que tomamos. Mas, até mais ou menos o segundo terço do livro, apesar de achar a obra interessante e criativa, eu não estava conseguindo me conectar de verdade com a história. Foi só quando cheguei ao último terço, quando o autor nos deixa entrever mais de tudo o que ainda estava oculto e o livro se encaminha a um desfecho, que percebi a linha principal que interliga todos aqueles acontecimentos e me apaixonei de verdade pela obra. Eu literalmente fiquei de boca aberta com aquilo que estava lendo e seu significado, com a criatividade do autor em nos entregar uma história dessas (que poderia muito bem ser um clichê romântico se fosse escrita de outra maneira) da forma que ele escolheu.

Quando fui pesquisar mais sobre o autor descobri que Yoav Blum, além de escritor, também é desenvolvedor de softwares. Acho que essa visão diferente, de criar algo a partir de códigos, traz uma perspectiva bem refrescante para a forma de fazer narrativas. Da mesma forma que os criadores de coincidências devem se atentar aos mínimos detalhes para garantir que seus objetivos sejam alcançados, a história toda se interliga pelos pequenos detalhes que a um primeiro olhar não parecem ter um significado mais profundo. Dei uma olhada nas sinopses dos outros dois livros que ele já escreveu e ambas me pareceram de certa forma inusitadas também e me deixaram com vontade de ler as histórias.

"- Talvez nem todo criador de coincidências seja uma pessoa, mas certamente toda pessoa é um criador de coincidências - disse o atendente. - Você não estudou isso no curso?" (p.299)

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page