top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Relendo Crepúsculo, de Stephenie Meyer

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Título: Crepúsculo (Twilight)

Autoria: Stephenie Meyer

Tradução: Ryta Vinagre

Editora: Intrínseca

Depois de passar anos querendo muito reler Crepúsculo e ao mesmo tempo tendo receio de que a experiência estragasse minha relação com a obra, no fim do ano passado (2018) eu finalmente criei coragem para viajar novamente pelas páginas mais famosas de Stephenie Meyer. Eu já li a série inteira cerca de cinco vezes, mas todas quando eu ainda era adolescente, por isso queria tanto saber o que eu acharia da história anos depois, quando a minha mente está tão diferente do que costumava ser.

Fico feliz em dizer que continuo gostando da história, apesar de ter criado um senso crítico em relação a alguns pontos que eu não havia percebido quando era mais nova. A experiência de releitura como um todo foi bem prazerosa, já que eu tinha familiaridade com o texto e o peguei em um momento de bastante estresse por conta da faculdade, então ele foi capaz de me proporcionar momentos de calma e conforto.

Ah, e continuo achando vampiros que brilham bem legais. Um autor tem todo o direito de construir seu universo com as criaturas que ele bem entender e que funcionam do jeito que ele quiser. Nunca consegui entender porque tanto ódio em relação aos vampiros que Meyer imaginou e criou para seus livros.

A escrita da autora continua me chamando a atenção, o que me deixou bem feliz, já que foi por meio da série que eu descobri novas palavras e construções. Ah, e também gosto muito das referências clássicas que ela faz. Foi por conta da Bella que me aventurei a ler O morro dos ventos uivantes, por exemplo, e eu amei essa primeira experiência com algum livro das Bronte. Também continuo achando ótimos livros que envolvem o universo escolar, seja o ensino médio (como é o caso aqui) ou a faculdade, porque essa continua sendo a minha realidade e creio que me ajuda a me sentir de alguma forma mais conectada com a história.

Quanto aos personagens e ao enredo, preciso citar algumas coisinhas que comentei ter percebido ali em cima. Há algumas passagens um tanto machistas que me incomodaram durante a leitura, mas que eu não marquei porque queria continuar lendo a história logo. O livro não foi escrito há tanto tempo assim, mas acho que o debate sobre o assunto não era tão forte na época. De toda forma, acho que cabe a nós percebermos esses pontos e sermos capazes de criticá-los, mesmo que continuemos gostando da obra.

Fazer releituras tem sido algo constante para mim nos últimos anos. Ao contrário do que muitos pensam, não vejo isso como um tempo perdido em que eu poderia estar conhecendo uma nova história, mas uma oportunidade de reencontrar personagens, me lembrar como me senti ao ler aquele livro pela primeira vez e perceber o quanto eu mudei ao longo do tempo que se passou. E acho que essa é a melhor parte. Sermos capazes de nos compararmos com nosso 'eu' passado e percebermos pelo quanto já passamos, o quanto as nossas perspectivas mudaram. Fazer essas reflexões enquanto lia Crepúsculo no ano passado também foi um dos pontos positivos da experiência de releitura.

Quero reler também os outros livros da série, mas sei que não é algo que conseguirei fazer tão cedo. O último ano da faculdade está aí e serão dois semestres bem cheios. De toda forma, sei que em algum momento a leitura dos outros três livros irá acontecer e, assim que possível, pretendo colocar as resenhas por aqui também.

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page