top of page

A primeira semana do meu último ano do bacharelado

  • Foto do escritor: Fernanda Palhari
    Fernanda Palhari
  • 23 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Dia dezoito de fevereiro teve início o meu penúltimo semestre (e, portanto, último ano) da faculdade de Letras: Português/Italiano e eu quis deixar registrado por aqui como foi a minha primeira semana de aula. Minha ideia inicial é conseguir acordar cedo todos os dias, ter tempo para despertar, comer e me arrumar com calma, sair cedo o suficiente para não pegar muito trânsito e chegar na faculdade com uma folga de tempo antes do horário da primeira aula. Consegui fazer isso em alguns dias dessa semana, mas não em todos, então ainda tenho que conseguir fazer isso dar certo sempre.

A minha grade desse semestre têm aulas nos três períodos (manhã, tarde e noite), variando a cada dia, e além das aulas preciso encaixar horários de estágio não remunerado que são necessários para a licenciatura (que, diferente do bacharelado, devo terminar no primeiro semestre de 2020). Na segunda-feira, o primeiro dia, fiz questão de tomar um café coado com pão de queijo enquanto botava o papo em dia com uma amiga super querida que conheci graças à habilitação do italiano.

Essa foto aqui de cima é da entrada do último andar do prédio de Letras, que recebeu no ano passado o nome de Edifício Professor Antonio Candido de Mello e Souza, uma figura bastante importante para o curso e para a literatura e crítica nacional. Essa entrada fica bem ao lado da Biblioteca Florestan Fernandes, a maior da Universidade. A título de curiosidade: a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) se divide em três prédios para aulas mais o prédio da administração, que fica um tantinho separado (os outros três são interligados), mas as aulas de cada curso se concentram em um prédio só, cada um no seu.

Uma outra coisa que quero fazer esse ano, além de organizar melhor o tempo, é começar a utilizar mais o CEPE (Centro de Práticas Esportivas), que oferece uma infinidade de cursos a um preço bem camarada para a comunidade USP. Não me inscrevi em nenhum deles esse semestre, mas quero tentar fazer isso no próximo. Por enquanto posso aproveitar todo o espaço que ele concentra para exercícios por conta própria ou só para espairecer mesmo - foi isso que fiz, junto com uma amiga, depois do almoço em um dos dias dessa semana. Tirei algumas fotos à partir do banquinho em que estávamos sentadas, mas dá para ver bem pouca coisa do espaço (algumas quadras e uma arquibancada).

Em relação às aulas, estou com um bom pressentimento. Eu sei que esse semestre vai ser bem pesado devido a algumas matérias que precisei pegar para conseguir concluir o curso no tempo mínimo, mas consegui ficar com alguns professores bem motivadores e que se importam em garantir um espaço bacana e com o mínimo possível de estresse para o aprendizado, o que faz bastante diferença ao longo dos meses de curso.

E fica aqui o lembrete que é sempre bem-vindo: cuidemos da gente. Da nossa saúde física, emocional e mental. Estudar é extremamente desgastante (apesar do que muitos dizem por aí) e é preciso lembrarmos de sermos bons e gentis com nós mesmos. E isso vale para todos os estágios da vida ;)

O post ficou mais ou menos como pensei, e acho que consegui escrever as coisas mais enfáticas que havia pensado durante a semana. Quero tentar fazer mais postagens assim, sobre a faculdade, a universidade e sobre matérias em específico, talvez. Vamos ver o que o ano reserva :)

Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page