top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Livros que quero ler até o fim do ano



2020 foi um ano de leituras inesperadas para mim. Comecei a ler mais livros em inglês, principalmente romances, e acabei conhecendo novos autores e novas séries cujos lançamentos agora passei a acompanhar (meus novos xodós nesse campo são A league of extraordinary women, Bromance book club e Bergman brothers). Também conheci vários novos autores graças a traduções para o português, como foi o caso com Naomi Novik e Katherine Arden.


Mas além das leituras inesperadas, minha vida literária nesse ano também seguiu alguns planos. Determinei algumas metas no começo do ano e recentemente as revisitei para ver o que já fiz e o que ainda quero conseguir cumprir até o fim de dezembro. Quando as escrevi selecionei alguns títulos que gostaria de ler durante esses doze meses, como os da série Trono de vidro, que estou relendo em conjunto com outros leitores.


Esse post aqui é uma mescla de títulos que fazem parte das metas e que ainda não (re)li com outros que fui conhecendo ao longo de 2020, mas todos são obras que eu gostaria de conseguir ler antes que o ano termine. Alguns deles eu já tenho aqui em casa, outros ainda precisam ser comprados e alguns ainda nem foram lançados.


Obras clássicas


Dentre os livros clássicos, os que já faziam parte das minhas metas eram os romances de Austen que ainda não consegui ler. Dos completos, está faltando Persuasão, e realmente quero conseguir lê-lo esse ano. Anos atrás comecei a comprar uma das coleções da Martin Claret e até hoje não a finalizei, então quero mudar esse cenário assim que possível (já está ficando difícil encontrar essas edições).


Outros romances que tenho querido ler já há algum tempo são os das irmãs Bronte. Anos atrás li O morro dos ventos uivantes e Jane Eyre, mas foi há tanto tempo que preciso relê-los, e também quero desbravar outras histórias das autoras. Entretanto, para esse ano estou planejando apenas a releitura do único romance de Emily, O morro dos ventos uivantes.


Uma adição mais recente à pilha dos "quero ler" é O corcunda de Notre-Dame, que apesar de estar há tempos na minha lista de obras a serem lidas em algum momento da vida ainda não tinha sido colocado como uma leitura tão próxima. Essa mudança se deu devido ao Clube Gilmore, fundado esse ano com o intuito de ler os livros que aparecem na série Gilmore Girls - e essa obra de Victor Hugo é um deles. Eu não faço ideia se vou conseguir encaixá-lo entre outras leituras até o final do ano, mas seria muito bom se desse certo.


Não-ficção


Esse ano também comecei a tentar ler mais livros de não-ficção, principalmente voltados para o desenvolvimento pessoal. Também tenho algumas biografias na lista geral, mas por enquanto os que quero muito ler são Essencialismo e Everything is figureoutable. Eu já notei que para mim ler esse tipo de livro é algo que exige bastante esforço, então estou indo aos poucos. A esperança é que eu vá me acostumando ao hábito e no ano que vem eu consiga ler ao menos um por bimestre (assim ao final dos doze meses já vão ser mais seis títulos desse tipo). Torçamos!


Fantasia


Esse gênero é um dos que mais leio e não por acaso o com maior quantidade de títulos nesse post. Desde fevereiro está rolando a leitura coletiva da série Trono de vidro (que para mim está sendo releitura) pelo instagram @fernandaschoices e o projeto já está quase finalizado, faltam só duas discussões. Além desse universo da Maas, também quero ler o primeiro volume da nova série lançada pela autora, que sairá em setembro aqui no Brasil com o título de Casa de terra e sangue (aliás, amei a flâmula da versão da pré-venda na Submarino, é ela que estou querendo comprar).


Outro universo fantástico que quero revisitar é o Grishaverse de Leigh Bardugo. Quero reler a Trilogia Grisha e a Duologia Six of crows, para depois ler pela primeira vez King of Scars, primeiro livro da nova duologia da autora (cujo segundo volume, Rule of wolves, está com o lançamento marcado para março de 2021). As capas dessa última duologia estão incrivelmente lindas e quero muito tê-las em versão física.


Mas como nem só de séries vive a fantasia, também estou de olho em um livro único, A corrida de escorpião. Ele faz parte das metas do ano e já li e amei outras obras da autora (Maggie Stiefvater), além de ter sido recomendado por amigas com gosto literário parecido com o meu, então estou esperando gostar muito dessa história, mesmo sabendo bem pouco sobre ela - só sei que envolve cavalos marinhos nem um pouco parecidos com os fofinhos a que estamos acostumados e força feminina.


Como um bônus aqui nessa seção ficam os livros da trilogia O povo do ar, da Holly Black, que estou querendo muito finalizar mas sinceramente não sei se vai dar tempo. Estou achando que a leitura pode até sair em dezembro, mas talvez só role no ano que vem.


Romances em geral


Nessa última seção do post entram dois dos meus novos xodós de romance (e só não são três porque um deles já foi lançado e lido hehe)! Crazy stupid bromance vai sair em outubro e é o terceiro livro da série Bromance book club, de romances modernos - já tem resenha dos dois primeiros aqui no blog. Li um sneak peek liberado pela autora e não vejo a hora de poder embarcar nessa história para valer.


E outra série descoberta esse ano que ganhará uma adição nesse semestre é A league of extraordinary women, focada em romances de época bem feministas. O segundo volume, A rogue of on's own, sai em setembro, mas só vou ler quando o preço ficar mais acessível (com o dólar em alta, talvez eu só consiga fazer essa leitura em 2021).


Por último, além desses romances mais românticos, também quero ler um romance de formação chamado As oito montanhas. Já li a história em italiano durante a faculdade, mas como recentemente adquiri a edição brasileira estou planejando fazer uma releitura em português - acho que essa já sai no mês que está entrando mesmo.


A lista acabou ficando um tanto grande, mas a fiz mais para saber e compartilhar com vocês quais são os livros que mais quero ler nesses últimos meses de 2020. Da mesma forma de quando monto as tbr's, o objetivo não é gerar estresse pensando que preciso ler todas essas histórias até 31 de dezembro, mas sim ter mais consciência de quais leituras quero fazer e me divertir no processo :) E, é claro, assim já ficam dadas várias dicas de livros bacanas (ou que ao menos prometem ser) para colocar na listinha de vocês.


O que acharam dos títulos, já leram ou querem ler algum deles? E quais livros vocês esperam conseguir ler ainda esse ano?


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤



Posts recentes

Ver tudo

Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram

O BLOG NO INSTAGRAM

©Fernanda Palhari by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page