top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman


Título original: Norse Mythology

Autoria: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Link na Amazon: e-book / físico


Em Mitologia nórdica Gaiman se propõe a recontar alguns dos antigos mitos nórdicos, abrangendo desde a criação até o fim do mundo, por meio de quinze histórias. Com certeza não foi tarefa fácil selecionar apenas esses mitos, e muito menos reescrevê-los de forma que os leitores se mantivessem interessados em saber mais sobre os personagens e os acontecimentos. Mesmo assim, Gaiman nos entrega um livro incrível, com uma narrativa encantadora, que sutilmente nos convida a passarmos mais um tempinho lendo o livro, conhecendo a próxima história e quem sabe a seguinte também.


A proposta que me fiz ao iniciar a leitura foi de ler um conto por dia. Sem pressão e sem pressa. Eu queria poder saborear cada história, ter algumas horas para pensar em cada uma delas antes de passar para o mito seguinte. E a experiência foi maravilhosa!



Me encantei pela escrita logo no início do livro. Sei bem, devido a uma experiência com outra obra, que recontar mitos pode resultar numa história tediosa, que não nos prende e nem nos convida a saber mais sobre o que está sendo mostrado ali. Mas Neil constrói sua narrativa de uma forma tão única e encantadora que ler cada conto é um prazer. Mitos por si só já me interessam, é claro, mas poder lê-los em um formato tão convidativo, tão bem escrito, torna a experiência ainda mais especial.


As histórias do livro nos contam sobre o princípio de tudo e como o universo se encontra dividido, segundo a mitologia nórdica. Nos apresenta Yggdrasill, a árvore que liga os nove mundos, e suas três grandes raízes. Também nos conta como os deuses conseguiram alguns de seus artefatos mais famosos - como o martelo de Thor ou o cajado de Odin -, sobre as intrigas sempre presentes e as aventuras a que se propunham ou às quais eram forçados.


Conhecer histórias e lendas sempre me interessou, e minha jornada nesse caminho de aprender sobre mitologia começou há uma década, quando comecei a ler os livros inspirados nos mitos gregos de Rick Riordan - cujas publicações acompanho até hoje. Foi com ele também que tive meu primeiro contato com a mitologia nórdica, na trilogia Magnus Chase e os deuses de Asgard. E ter feito essa leitura anteriormente fez com que minha experiência com o livro de Gaiman se tornasse ainda mais especial, porque reconheci algumas das histórias narradas. Em A história de Gerda e Frey, por exemplo, vemos como o deus Vanir se desfez da espada que milênios depois cairia nas mãos de Magnus Chase, no mundo criado por Riordan.



O livro de Gaiman também ajuda a desfazer alguns estereótipos que criamos dos deuses, suas aparências e relações devido ao cinema (olá, Marvel) - acho que as diferenças mais gritantes são as das figuras de Thor e Loki (os livros de Riordan também são mais fiéis aos mitos, nesse ponto). No fim das contas, eles são um reflexo daquilo que nós próprios somos como seres humanos. Às vezes agem com sabedoria, outras são mesquinhos ou vingativos e, ocasionalmente, bondosos. A gente faz a nossa parte no dia a dia para garantir que essa última característica seja mais recorrente e verdadeira em nossas vidas.


"As Nornas moldam nosso destino, ali no poço de Urd."


Mitologia nórdica é uma obra incrível, válida tanto para quem já conhece as histórias quanto para quem quer entrar nesse mundo pela primeira vez. Esse é o segundo livro que leio do autor (o primeiro foi O oceano no fim do caminho), e ambas as experiências foram tão boas que quero ler mais obras dele - pensei em Deuses americanos, talvez? Ou O dia de Chu.


Vocês já leram algo de Gaiman? Se tiverem sugestões de livros dele para eu ler, me mandem! E quanto às mitologias, também se interessam pelo assunto?


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page