top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Only when it's us, de Chloe Liese


Título: Only when it's us (Bergman Brothers 01)

Autoria: Chloe Liese

Livro na Amazon: kindle


Não me lembro se a primeira vez em que vi Only when it's us foi no Goodreads ou no próprio Kindle, mas recordo claramente como a premissa da história ficou na minha mente. Um livro em que a protagonista feminina era a estrela esportiva e o rapaz era a personagem introspectiva me pareceu ser uma boa inversão de ares em relação aos romances universitários mais tradicionais. Preferi não comprar o ebook logo de cara porque já tinha gastado mais do que pretendia na Amazon, mas nas semanas seguintes continuei pensando nele praticamente todo dia até que finalmente o adquiri e comecei a ler.


As expectativas que criei não foram completamente atingidas, e acho que a autora poderia ter aproveitado melhor alguns dos elementos da história, mas no geral foi uma leitura boa, sim, e me encantou o suficiente para me deixar com vontade de ler os próximos volumes da série (que ainda nem foram lançados) - e não apenas por conta da minha vontade de sempre tentar conhecer o todo de um universo, mas sim porque fiquei concretamente curiosa a respeito de alguns outros personagens.



O enredo do livro, numa perspectiva geral, é bem bacana. A história nos é contada por ambos os protagonistas - ter essa alternância de perspectiva entre os capítulos é definitivamente algo de que gosto - e Chloe Liese consegue abordar um leque relativamente abrangente de temas de forma natural, trabalhando tópicos como feridas de guerra e suas consequências, surdez, traumas psicológicos e atletas mulheres. Entretanto, alguns pontos que poderiam ter sido melhor explorados, como a linguagem de sinais (cuja importância definitivamente precisa ser mais trabalhada no mundo literário), são tratados bem rapidamente, enquanto outros foram desnecessariamente repetidos, tornando a leitura cansativa em alguns momentos.


Quanto aos personagens, enquanto o protagonista masculino, Ryder, nos conquista facilmente, parece haver uma barreira entre o leitor e a protagonista feminina, Willa. Ao desenrolar dos capítulos é possível compreender melhor a personagem e entender os motivos de seu comportamento, mas também aqui fica o sentimento de que poderia ter havido um melhor desenvolvimento. Os personagens secundários, por sua vez, são bem cativantes, principalmente os familiares mais próximos dos protagonistas.


Essa oposição de pontos positivos e negativos perpassou toda a leitura para mim, tornando até mais complicado o processo de escrever essa resenha (o post não ficou como eu gostaria, mas decidi publicar mesmo assim). Ao mesmo tempo em que sei haver pontos que precisam ser melhorados - e espero que sejam, ao longo dos próximos volumes da série - e percebo que a autora tem um caminho de desenvolvimento pela frente, também enxergo Only when it's us como um romance que vale a pena ser lido, que traz assuntos importantes de forma leve, mas não leviana, e cuja série tem potencial para crescer.



Por fim, quero deixar aqui dois pontos que, a meu ver, contam a favor do livro. Ao início de cada capítulo a autora deixa a indicação de uma canção que transmite os sentimentos daquela parte da história, proporcionando uma experiência bem bacana para quem gosta de ler ouvindo música. Como esse não é o meu caso, salvei a playlist no Spotify para ouvir mais tarde :) E Orgulho e preconceito - meu livro favorito -, de Jane Austen, aparece em alguns momentos importantes da história, que tocam profundamente o leitor.


O próximo livro da série, Always only you, será lançado em 04 de agosto e conta a história de um dos irmãos de Ryan, Ren, e de Frankie, uma personagem que não nos é apresentada no primeiro livro. Será o primeiro own voice de Chloe Liese, sobre autismo, e eu já estou contando os dias para poder ler.


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)


❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page