top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Undercover Bromance, de Lyssa Kay Adams

Atualizado: 30 de jun. de 2020


Título: Undercover Bromance

Editora: Berkley Romance (Penguin Random House)

Link na Amazon: e-book / físico


Undercover Bromance é o segundo livro da série Bromance Book Club, cujo primeiro volume já tem resenha aqui no blog (e spoiler: ele será adaptado para filme pela Netflix). Eu amei The Bromance Book Club e fiquei agradavelmente surpresa ao perceber que esse segundo volume me conquistou tanto quanto o anterior - a gente sempre fica com aquele receiozinho de estar com as expectativas altas demais e acabar se decepcionando, mas definitivamente esse não foi o caso aqui.


Os protagonistas desse segundo volume são Mack e Liv. Mack é o fundador do clube de leitura dos rapazes, que usa histórias de romance como "manuais" para tentar entender um pouco melhor como o mundo funciona da perspectiva de uma mulher. E Liv é irmã de Thea, a protagonista do primeiro livro. Ela é uma confeiteira (não sei se essa é a denominação certa) incrível e trabalha muito, a fim de construir um nome para ela e de conseguir juntar dinheiro suficiente para abrir o próprio negócio.



No primeiro livro já há uma boa dose de feminismo presente, e nesse segundo volume a autora traz o tema de forma ainda mais pungente. Nós já temos noção desde o início da série de que o motivo que levou Mack a construir o clube do livro tem a ver com a capacidade dele de enxergar como o machismo está estruturado na sociedade e do empenho dele em tentar fazer o que pode para ajudar a reverter essa situação. Agora que conseguimos estar na perspectiva dele, entendemos quais foram seus motivos e vemos que ele de fato se dedica a não expandir e a lutar contra o machismo e tudo o que ele implica.


"I believe what Rosie is trying to say is that bad guys get away with it because the good guys look the other way"


Tendo isso posto, eu estava com receio de que o protagonismo nesse sentido acabasse sendo de Mack, e não de Liv. Mas eu não precisava me preocupar, porque Lyssa constrói uma história que amplifica a voz das mulheres. São elas que estão na linha de frente, e os homens dão suporte da forma que podem - porque eles também tem um papel a cumprir, também eles precisam se colocar em uma posição que demostre aos outros homens que a misoginia e o machismo não devem ter vez.


Achei extremamente importante o fato de a autora mostrar, com mais de uma personagem, como é difícil para uma mulher expor o abuso sofrido; como a maioria das vítimas fica calada porque não encontra suporte na sociedade em geral. Lyssa mostra como é importante que mulheres se apoiem e a força incrível que isso desencadeia.


"History was built by thousands of women who tought they were just house-wives or just secretaries or just seam-stresses until the day they got fed up and decided to fight back"



E agora, o romance. Esse livro não é no estilo "coração quentinho" (ou ao menos não foi para mim), como o primeiro da série, mas é tão gostoso de ler quanto seu predecessor. A relação entre Mack e Liv vai sendo construída gradualmente, primeiro como apoio e amizade, que mais tarde se transformam em atração e amor; e também nos garante várias cenas bem divertidas.


Tanto Mack quanto Liv tem seus próprios traumas que, como já esperamos, influenciam o modo como eles vivem. E a relação que vai surgindo entre eles, assim como o apoio dos amigos e familiares, faz com que ambos comecem a tentar enfrentá-los e se curar, ao invés de continuar fugindo. Nada se dá num passe de mágica, e choro e momentos difíceis acontecem em diversas partes da história.


E mesmo trabalhando com tantos temas sérios e densos, Lyssa consegue construir uma história que nos anima e é super prazerosa de acompanhar. A gente se apaixona pelos protagonistas e também pelos secundários - não vejo a hora de ler o livro de Vlad, que será o quarto volume -, dá boas risadas, chora e torce bastante para que as coisas se resolvam.



Esse segundo volume de fato me deixou ainda mais apaixonada pela série Bromance Book Club. O próximo livro, Crazy Stupid Bromance, está em pré-venda, e o quarto volume já está em andamento. Estou animadíssima para lê-los hehe. Alguém aí também ficou animado para ler o livro/a série?


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page