top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Always only you, de Chloe Liese


Título: Aways only you (volume 02 na série Bergman brothers)

Autoria: Chloe Liese

Editora: publicação independente :)


Bergman brothers é uma série de romance moderno sobre sete irmãos e irmãs de publicação independente e com bastante inclusão. Esse segundo volume, especialmente, é um own voice (o primeiro da autora), o que dá ainda mais força à história. O primeiro livro da série já tem resenha aqui no blog e agora chegou o momento de contar o que achei da sequência.


Always only you já começa cativando o coração de qualquer leitor ao apresentar uma protagonista apaixonada por Harry Potter (com as devidas críticas feitas às declarações da autora do mundo mágico) e livros em geral. Frankie é autista e encontrou na literatura o conforto que frequentemente lhe falta em interações sociais devido a sua dificuldade para ler expressões, compreender piadas, linguagem figurada e outros macetes que parecem simples àqueles ao seu redor. A protagonista também tem artrite reumatoide, o que acarreta mais uma série de cuidados que ela precisa tomar e uma expressão facial frequentemente fechada por conta da dor. O livro quebra preconceitos ao mostrar que nem o espectro autista nem a artrite impedem Frankie de ser uma mulher independente e confiante.


"Books help me feel a bit more connected to a world that often is hard to make sense of. Books are patient with me. They don't laugh at me instead of with me. They don't ask why I'm 'always' forwning, or why I can't sit still. Books welcome me - weirdness and all - and take me exactly as I am."



Do outro lado do par romântico está Soren, jogador de hóquei profissional de compleição bastante grande e que ama o esporte, mas também possui uma faceta nerd, apaixonada por poesia e peças de Shakespeare a ponto de gerir um clube de leitura voltado para elas, além de ser uma alma bondosa - talvez o mais bondoso dos irmãos Bergman.


"'Lord help me,' Annie says. 'He smiles while reading.' Lo grins. 'And he drinks herbal tea.' 'He's adorable,' they say in unison."


O ar bookworm e a faceta socialmente engajada e inclusiva se perpetuam por todo o livro, que além das cenas mais sérias também nos presenteia com momentos divertidos, carinhosos e absurdamente românticos. O clichê da história, de amigos para namorados (na expressão em inglês, friends to lovers), é um dos meus preferidos, e Liese consegue desenvolvê-lo de forma carismática e única.


Além disso, algo que me incomodou um pouco no primeiro livro me pareceu ter mais sucesso aqui: a escrita da autora. A narrativa ainda não é tão fluida quanto seria desejável, mas é mais convidativa do que a do volume anterior. De toda forma, o livro conquista pelos outros aspectos que mencionei - e, sendo apaixonada por romances de formação, uma história com personagens bem escritos quase sempre me conquista.



Uma surpresa bem-vinda para mim foi descobrir que a língua italiana e a yoga, mundos pelos quais me interesso bastante, têm grande importância para a protagonista - e renderam algumas cenas românticas com Ren de que gostei muito. Aliás, os capítulos sob a perspectiva do protagonista masculino nos presenteiam com momento fofo seguido de momento fofo.


"'Me too. I cry when things hurt. And when I miss my family. Daddy told me that's ok. He said mommies and sisters aren't the only ones who cry. Brothers and daddies have tears, too.' 'That's what my daddy told me when I was little, too.'"


Quero deixar aqui um aviso sobre coisas que o livro contém e julgo valer a pena fazer uma ressalva, no caso de quem se interessar pela história preferir ir para ela já avisado. Além das cenas mais quentes, comuns nesse tipo de livro, há uso de drogas (em uma cena específica). Quanto ao nível de inglês, me parece estar no intermediário. Não há vocabulário específico que não seja explicado (como a artrite reumatoide, por exemplo), mas é interessante estar um pouco mais avançado do que um nível iniciante.



O próximo livro da série será sobre a irmã mais velha da família, que já é casada, e pelas dicas da autora vamos ter algo na vibe de The bromance book club, onde o enredo se desenvolve com a tentativa de salvar o casamento. Mas a história que está me deixando ainda mais animada para as continuações da série é a do quarto volume, em que iremos descobrir mais sobre uma personagem que me chama a atenção desde o primeiro livro.


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤


Posts recentes

Ver tudo

תגובות


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page