top of page
  • Foto do escritorFernanda Palhari

Clubes do livro (e afins) para 2020

Atualizado: 16 de abr. de 2020



Em 2018 participei pela primeira vez de um clube do livro. Me inscrevi em dois projetos online e fiquei bem empolgada por fazer parte de dois grupos de apaixonados por livros que se dedicavam a ler uma obra específica todo mês e a conversar sobre ela depois da leitura - ou até mesmo durante. Descobri livros incríveis em ambos os clubes, inclusive séries que acompanho até hoje.


Entretanto, no ano seguinte os dois clubes pararam com suas atividades. Fiquei um tanto triste por isso, mas segui com a vida. Foi só agora, em 2020, que percebi como estava sentindo falta de fazer parte de um projeto assim, então comecei a buscar clubes do livro na internet, com funcionamento apenas online ou presencial mesmo (aqui em Sampa, no caso). Foi assim que acabei me inscrevendo em dois projetos anuais de leitura coletiva e encontrando alguns clubes dos quais estou considerando fazer parte :)


Nesse post vou falar um pouquinho dos clubes do livro de que fiz parte e dos projetos literários de que estou participando no momento!



INFINISTANTE

Eu não consigo me recordar perfeitamente, mas tenho quase certeza que foi no Infinistante (@infinistante) que me inscrevi primeiro - o que significa dizer que foi ele que me introduziu ao mundo dos clubes do livro. O projeto foi idealizado pelas lindas Mel, Loma e Maki e durou cerca de um ano. Lemos livros como Simon vs a agenda homo sapiens, Em algum lugar nas estrelas e Kpop - manual de sorevivência. Ainda, foi graças à ele que li minha primeira graphic novel, Nimona, livro pelo qual me apaixonei. Não consegui ler todas as obras indicadas, mas pretendo fazer isso em algum momento. Vou deixar minhas resenhas dos que citei ali em cima aqui embaixo.


Em algum lugar nas estrelas - Resenha Fernanda's Choices

Kpop - manual de sobrevivêcia - Resenha Fernanda's Choices

Simon vs a agenda homo sapiens - Resenha Fernanda's Choices



OBSCURUS BOOK CLUB

O Obscurus (@obscurusbookclub) é um clube do livro em inglês inspirado em Harry Potter, e que no momento se encontra em hiatus (ainda tenho esperanças de que as meninas consigam voltar a ativa). As leituras eram bimestrais, sempre inspiradas por uma das disciplinas do primeiro ano de Hogwarts - tivemos livros para Transfiguração, Feitiços, Defesa contra as artes das trevas e História da magia :)


Foi graças ao clube que li O principe cruel, primeiro livro da trilogia O povo do ar, que espero finalizar esse ano. Também tive a oportunidade de reler uma história de As crônicas de Nárnia e me aventurar por Frankenstein (cuja leitura até hoje não concluí hehe).


O príncipe cruel - Resenha Fernanda's Choices



PROJETOS LITERÁRIOS PARA 2020

Como comentei ali em cima, estou participando de dois projetos de leitura coletiva. Não estou e em dia com as leituras, mas tento não me preocupar com isso. Leio os títulos que me chamam a atenção, no meu ritmo.



PROJETO LEIA MULHERES

Esse é um projeto organizado pela Pa Mantovani (@ourbookself) e propõe a leitura de obras que falem sobre mulheres e que foram escritas por elas. As leituras são bimestrais, totalizando seis livros ao fim do ano. O escolhido para janeiro e fevereiro foi Reivindicação dos direitos das mulheres e nos próximos meses leremos títulos como Sadie e Quarto de despejo.


PROJETO EXPLORADORES

Essa segunda leitura coletiva de que estou participando propõe que leiamos clássicos do gênero aventura, como A volta ao mundo em 80 dias e A ilha do tesouro. Ela é organizada por vários bookstagrammers, então vou deixar aqui apenas o link da hashtag na rede social, #projetoexploradores.



THE ROMANCETHEQUE BOOK CLUB

Esse clube do livro, cuja página é a @romancethequebookclub, é idealizado por uma bookstagrammer que sigo há anos pelo meu perfil pessoal e entrou na ativa esse ano. Não comecei a fazer parte dele logo de cara - até porque não sabia se ia conseguir comprar os livros, que tendem a ser lançamentos em inglês -, mas li a escolha de março, Bringing down the duke, e amei demais, então pretendo continuar participando. Sem contar que as interações sobre o livro no perfil são sempre maravilhosas, a gente se sente em casa!


EscreViver

O coletivo EscreViver (@coletivoescreviver) é um clube do livro com encontros presenciais que ocorrem mensalmente aqui em Sampa. Ainda não sei se vai dar certo, mas pretendo me esforçar para acompanhar as leituras e ir aos encontros. Acho que essa parte presencial adiciona mais um tipo de experiência bem bacana. E se você é de outra cidade e se interessou pelo projeto, acho que ainda vale a pena acompanhar online :)



CLUBES EM BIBLIOTECAS

Outro dia minha irmã foi devolver os livros emprestados em uma das bibliotecas que costumamos frequentar e ficou sabendo que eles estavam montando um clube do livro mensal, com encontros presenciais. Ela se inscreveu na hora e, quando me contou sobre, eu quis participar também. Então, se houver alguma biblioteca de fácil acesso para vocês, é possível verificar se eles possuem algum projeto do tipo - e, se não, dá para sugerir que eles façam um e se oferecer para ajudar a organizar!



LEITURA COLETIVA DE TRONO DE VIDRO

Comentei no post anterior, esse ano estou relendo Trono de Vidro e decidi fazer uma leitura coletiva da série, com um livro por mês. O volume de março é o segundo, Coroa da meia-noite. Estou feliz demais de estar de volta nesse universo e mal vejo a hora de chegar novamente ao último livro <3



Pronto! São esses os clubes do livro projetos literários de que estou participando (ou considerando participar) no momento. Espero que com essas dicas vocês tenham se sentido inspirados a participar de algum também - ou a continuar firmes nos que já participam hehe.


Se você gostou da postagem e quer ajudar a apoiar o blog, é só clicar no coraçãozinho ali embaixo (próximo aos botões de compartilhamento) e, se quiser, aproveitar para compartilhar o conteúdo em alguma rede social também :)

❤ Até o próximo post! ❤

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fernanda Palhari ama ler e falar sobre livros, organização e desenvolvimento pessoal, gosta de visitar e indicar locais bacanas, é adepta da yoga e tenta manter um estilo de vida saudável para o corpo e para a mente.

EU.jpg
  • skoob_icon
  • Twitter
  • Pinterest
  • Spotify - Black Circle
  • Instagram
bottom of page